Passar na SEDF pode ser um desafio para vários candidatos que têm o sonho de ser aprovado em um dos concursos que é considerado o mais difícil da área educacional do país. Por isso preparamos esse artigo para te ajudar e te ensinar como estudar para a SEDF e garantir sua vaga.
Se você já tem uma rotina de estudos, então pode aproveitar as dicas que vamos apresentar nesse artigo e potencializar ainda mais seus estudos. Se ainda vai começar a estudar e não sabe por onde começar, calma que vamos te ajudar.
Primeiro, vamos situar quem está começando agora com alguns termos que você vai ouvir bastante de agora em diante:
- Banca: empresa que foi selecionada para realizar o concurso. É importante que você conheça a banca organizadora do seu certame para saber como ela pode cobrar os conteúdos. Nós temos algumas análises de bancas que podem te ajudar.
- Edital: lei do concurso; onde estão todas as informações sobre o concurso como os conteúdos, duração da prova, critérios de pontuação etc.
- PDF: material online escrito para aprofundar o conteúdo descrito no edital;
- Servidor: pessoa contratada por meio de concurso público por registro estatutário e garantir a tão sonhada estabilidade;
- Simulado: conjunto de questões (inéditas ou de provas anteriores) que vão simular a prova, como o tempo, conteúdo e dificuldade;
- Questões: perguntas a serem julgadas;
- Método de estudos: forma de estudar a fim de facilitar a aprendizagem e a otimização do tempo;
- Planejamento: organização do tempo e dos conteúdos que constam no edital com metas pré estabelecidas;
- Vídeo aula: rico momento de contato com a matéria e correção de exercícios
Passar na SEDF: como devo começar?
Você precisa ter em mente é necessário iniciar sua preparação antecipadamente e com constância. O que isso quer dizer? Quer dizer que não adianta começar a estudar apenas quando o edital do seu certame for publicado.
E você pode antecipar seus estudos com base nos editais anteriores do cargo que quer ocupar ou da banca que vai aplicar a prova, se esta já tiver sido escolhida.
Outro ponto importante é a constância. Salvo em exceções, não adianta começar a estudar e interromper sempre que se sentir desmotivado ou frustrado com os assuntos que tiver dificuldade.
Você precisa ter em mente que é normal surgirem esses sentimentos, mas eles precisam ser superados para que você logre êxito.
Além disso, é preciso separar seus materiais da maneira mais adequada para facilitar sua rotina de estudos:
- Material de base – servem para te ajudar a aprender o conteúdo e se aprofundar;
- Material de revisão – como o próprio nome já diz, é um material que te ajuda a revisar aquilo que você já aprendeu;
- Material de aplicação – é o material utilizado para exercitar os conhecimentos aprendidos durante seus estudos.
Com essas dicas, certamente você já tem uma direção para começar a estudar para a SEDF e alcançar a aprovação.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live todos os dias!