Escrito por: professora Kássia Braga
Certamente, você já ouviu a seguinte frase: “Fazem muitos anos que não estudo”. Essa concordância, apesar de parecer correta do ponto de vista de ouvidos leigos, está errada. O erro se dá em decorrência da impessoalidade que o verbo “fazer” possui quando está empregado com o sentido de tempo decorrido. Dessa forma, essa oração deve ser escrita da seguinte forma: FAZ muitos anos que não estudo.
Tal fenômeno ocorre em razão da impessoalidade verbal, a qual ocorre quando ninguém pratica a ação do verbo. No caso em questão, ninguém pratica a ação de “fazer”, essa situação simplesmente ocorre, logo não é possível identificar um sujeito para a oração. Dessa forma, pela ausência de sujeito, o verbo se torna impessoal, devendo, portanto, ficar na 3ª pessoa do singular. Antes de finalizarmos, é importante que você entenda que o verbo “fazer” só será impessoal quando possuir ideia de tempo decorrido. No entanto, se ele for usado com outro sentido, deverá variar normalmente.
Observe:
Exemplo 1: Nós faremos uma festa amanhã (aqui, o verbo “fazer” possui outro sentido, devendo variar normalmente).
Exemplo 2: Faz dois meses que não vejo meus amigos (aqui, o verbo “fazer” possui sentido de tempo decorrido, devendo ficar na 3ª pessoa do singular).
Prepare-se com Os Pedagógicos
Estude para os concursos educação com o melhor time de professores do Brasil.
O Pedagógicos Play é a maior e melhor plataforma de aulas para concursos de educação, centralizando tudo o que você precisa para estudar de forma eficiente em um único lugar.
Veja o que você encontra no Pedagógicos Play:
- Módulos organizados por disciplinas
- Editais linkados
- Série das bancas
- Simulados variados
- Suporte
- Acesso a todos os cursos dos Pedagógicos
- Acesso completo aos novos cursos de Mapas Mentais