Escrito por: professor Fernando Sousa
As correntes educacionais inatista, ambientalista e interacionista oferecem diferentes perspectivas sobre como ocorre a aprendizagem, cada uma com implicações distintas para a prática pedagógica e a avaliação educacional.
A concepção inatista postula que a aprendizagem é determinada por fatores internos e hereditários. Segundo esta visão, o potencial de aprendizagem de uma pessoa está pré-determinado ao nascer. Um dito popular que reflete essa corrente é “Filho de peixe, peixinho é”, sugerindo que as habilidades e características dos pais são herdadas pelos filhos de forma inata.
Em contraste, a concepção ambientalista argumenta que a aprendizagem é moldada pelo ambiente e pelas experiências. De acordo com esta abordagem, a influência externa, como a qualidade da educação e as oportunidades oferecidas, desempenha um papel crucial no desenvolvimento das habilidades e competências dos indivíduos. Um exemplo de dito popular que representa essa visão é “É de pequeno que se torce o pepino”, enfatizando a importância do ambiente e da educação desde cedo para a formação do indivíduo.
Por fim, a concepção interacionista integra aspectos tanto inatos quanto ambientais, afirmando que a aprendizagem resulta da interação entre os fatores internos do indivíduo e as influências externas. Esta abordagem reconhece que enquanto as predisposições genéticas fornecem uma base para o desenvolvimento, é a interação contínua com o ambiente que molda a aprendizagem. Um dito popular que ilustra essa concepção é “A prática leva à perfeição”, destacando que os processos recíprocos entre biológico e meio são fundamentais.
Compreender essas diferentes correntes é crucial para a elaboração e a aplicação de processos de avaliação da aprendizagem. Avaliações devem considerar não apenas as capacidades inatas dos alunos, mas também o impacto do ambiente e das interações. Essa compreensão permite a criação de estratégias de ensino mais inclusivas atentas a diversidade, essenciais para a prática educativa. Para quem se prepara para concursos na área de educação, dominar esses conceitos é fundamental, pois eles frequentemente aparecem em provas e são a base o entendimento de outros conteúdos.
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