Artigo escrito por: professor Fernando Sousa
A educação é um fenômeno social que não se desvincula da filosofia e da política.
Isso significa que não existe pedagogia neutra: cada prática educativa reflete valores, conceitos e finalidades embasados em perspectivas filosóficas e políticas.
Neste artigo, apresento um dos conteúdos de maior dificuldade nos conhecimentos pedagógicos: as tendências pedagógicas na visão do professor Luckesi.
Ele classifica essas tendências em três linhas de compreensão sobre a relação entre Educação e Sociedade:
a) a educação como redenção;
b) a educação como reprodução;
c) a educação como transformação.
IMPORTANTE:
Compreendendo ou não teoricamente os aspectos de cada uma dessas tendências, a sua prática profissional e política será influenciada pelos sentidos atribuídos à educação e pelas suas possibilidades de ação para o desenvolvimento profissional. Vamos entender esse assunto de uma vez por todas? Ele facilita a compreensão de todos os outros temas pedagógicos!
Educação como Redenção da Sociedade
A tendência redentora vê a educação como uma força autônoma, capaz de curar as mazelas da sociedade e integrá-la harmoniosamente. Inspirada em pensadores como Comênio, essa visão concebe a sociedade como um todo orgânico e equilibrado, que se encontra em desequilíbrio devido a desvios individuais. Assim, a educação é vista como o meio para restaurar essa harmonia, funcionando como um instrumento de adequação dos indivíduos.
Embora otimista, essa visão é criticada por sua ingenuidade ao ignorar os condicionantes históricos e sociais da educação. Dermeval Saviani denomina essa abordagem como uma “teoria não-crítica da educação”, apontando que ela desconsidera o contexto político e econômico no qual a educação está inserida.
Educação como Reprodução da Sociedade
A segunda tendência analisa a educação como reflexo e perpetuadora da sociedade. Diferente da visão redentora, aqui a educação não é uma instância autônoma que corrige desvios, mas sim um aparelho ideológico que reproduz os valores, práticas e estruturas da sociedade vigente.
Louis Althusser, em Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado, argumenta que a escola é um dos principais instrumentos para a reprodução das relações de produção capitalista. Segundo ele, a escola não apenas ensina competências técnicas, mas também inculca a ideologia dominante, garantindo a submissão às normas e valores da classe hegemônica.
Essa visão crítico-reprodutivista destaca o papel da escola na perpetuação das desigualdades sociais e econômicas, mas é frequentemente criticada por seu determinismo. Ao afirmar que a educação sempre serve aos interesses da classe dominante, essa abordagem limita as possibilidades de transformação social.
Educação como Transformação da Sociedade
A terceira tendência propõe que a educação seja compreendida como uma mediação estratégica para a transformação social. Diferentemente das abordagens anteriores, essa visão reconhece os condicionantes históricos da educação, mas acredita que é possível utilizá-la como ferramenta de mudança.
Dermeval Saviani classifica essa perspectiva como uma “teoria crítica da educação”. Ela sugere que a educação, embora condicionada pelas estruturas sociais, possui um papel estratégico na construção de uma sociedade mais democrática e igualitária. Para tanto, é necessário que os educadores atuem com consciência crítica, combatendo a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino para as classes populares.
Essa abordagem é dialética, pois considera que a educação pode tanto reproduzir quanto transformar a sociedade, dependendo do projeto político ao qual está vinculada. Assim, a educação deixa de ser vista como um elemento isolado e passa a ser compreendida como parte de um movimento mais amplo de luta pela democratização.
Em síntese
As três tendências filosófico-políticas sistematizadas por esse autor oferecem diferentes interpretações sobre o papel da educação na sociedade:
- A visão redentora é otimista e ingênua;
- A reprodutivista é crítica, mas pessimista;
- A transformadora é crítica e propositiva.
Essas sistematizações são constantemente cobradas em concursos da área de educação, especialmente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Embora a visão do professor José Carlos Libâneo seja a de maior difusão, as classificações de Luckesi e Saviani são um diferencial em relação ao nível de complexidade apresentado nas questões, o que pode proporcionar uma melhor classificação. Eu vou te ajudar a gabaritar esse assunto.
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