A dica de hoje é sobre tendências pedagógicas, um assunto que assusta boa parte dos candidatos. Nessa dica, vamos dividir as tendências para que você possa entender como elas foram classificadas para te ajudar a estudar o assunto de forma eficaz.
A última dica foi sobre conhecimentos pedagógicos: LDB e se você curtiu a dica anterior, então vai curtir essa também.
Para começar, você precisa ter em mente que tendências pedagógicas é uma relação entre educação, sociedade e tempo histórico. Por isso, é muito importante que você saiba história da educação.
Esse é o primeiro segredo para entender as tendências. Em especial, a história da educação brasileira tem de estar clara em sua mente, afinal você precisa entender as classificações que Libâneo fez à educação e à história e as leituras que Saviane e Luckesi fizeram.
Os autores mencionados, são bastante cobrados em provas em relação a esse assunto.
Tendências pedagógicas e suas divisões
É importante ter em mente as divisões, para que você possa entender como a classificação foi feita. Confira:
Liberais:
São assim denominadas devido ao liberalismo econômico que possui a ideia de que a sociedade será dominada por quem possui o maior poder econômico, ou seja, é baseada no capitalismo. É dividida em:
- Tradicional – tem como característica a manutenção do status quo, isto é, o autoritarismo;
- Tecnicista – é bastante parecida com a tendência anterior. Entretanto, seu principal objetivo é formar indivíduos para o mercado de trabalho e está ligada à industrialização;
- Renovadora Progressiva – também conhecida como tendência diretiva, traz a ideia de que o aluno é um ser ativo na construção do conhecimento – construtivismo;
- Renovada não Diretiva: é baseada em aspectos psicológicos, por isso, defende a psicologia clínica de Carl Roger.
Progressistas:
Atuam na percepção de transformação social, no sentido de que os indivíduos possam se modificar a partir do conhecimento. Possui as seguintes divisões:
- Libertadora – é uma tendência importante, pois traz a ideia de Paulo Freire. Nasce no movimento dos pioneiros em Recife;
- Libertária – tem a mesma ideia de concepção e tempo da libertadora. Seu principal autor é Miguel Arroyo;
- Crítico Social dos Conteúdos – faz uma crítica à sociedade na qual o aluno está inserido e aos conhecimentos que o aluno possa transformar. Ou seja, todo o conteúdo tem início na prática social e faz uma crítica à ela para que haja transformação.
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