Didática para concursos públicos é um assunto que muita gente não considera relevante na hora de estudar. No entanto, vimos no primeiro artigo sobre o tema, que o conceito de didática vai muito além do senso comum.
Falamos ainda sobre o pai da didática, Comenius, que em 1632 escreveu o Didática Magna, que afirmava ser possível ensinar qualquer coisa a qualquer pessoa, num contexto mais tradicional.
No segundo artigo, mencionamos a importância de se considerar os saberes historicamente acumulados de cada aluno, na chamada didática contemporânea.
Agora, vamos frisar o papel do professor didático como pesquisador ativo para que você não esqueça e fixe ainda mais o conteúdo para, na sua prova quando o tema aparecer, você responder as questões com facilidade e tranquilidade.
Didática e a pesquisa participante
Tenha sempre em mente que, em sentido prático, a didática reúne e coordena todos os resultados das ciências pedagógicas, a fim de tornar este mesmo ensino mais eficiente, pois além de se preocupar com o que vai ser ensinado, preocupa-se também com o modo como vai ser ensinado.
A pesquisa participante, alvo de muitas provas da educação, faz a relação de que o professor é o pesquisador e o objeto é a sala de aula. Sendo assim, ele participa ativamente do processo, pois é parte da sala.
Aqui, a ideia do professor apenas como reprodutor de conteúdo, como ocorria no tecnicismo, passa praticamente a inexistir. Afinal, o professor deve atuar como agente pesquisador para instrumentalizar e problematizar o conteúdo, e assim construir métodos e estratégias para melhorar a qualidade daquilo que ensina.
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