Vamos a mais uma análise de Banca. A bola da vez é a banca Esaf e se você ainda não a conhece, fique atento às peculiaridades da banca, que é uma das mais tradicionais do país.
A Escola de Administração Fazendária, mais conhecida como Esaf, possui um estilo exigente e provas extensas, que muitas vezes duram um fim de semana inteiro, a banca consegue esgotar física e emocionalmente os candidatos.
A Esaf subordinada diretamente ao Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda. Trata-se, portanto, de um órgão voltado exclusivamente a seleção, formação, capacitação e atualização dos servidores que atuam nessa atividade do governamental.
Há pouco tempo, entretanto, o Comitê Estratégico de Governança do Ministério da Fazenda anunciou que a ESAF não é mais responsável pelos dos concursos da Receita Federal, isso inclui outros órgãos vinculados ao Ministério.
Nesse sentido, a ESAF fica responsável pelo apoio na escolha de futuras bancas, fiscalização das etapas do certame e do curso de Formação da Receita Federal para os aprovados.
Características da Banca
Como já mencionamos, esaf se caracteriza pela metodologia peculiar e pelo formato próprio de cobrança dos conteúdos nos concursos que organiza. A banca costuma exigir nota mínima em cada prova e nos grupos de provas.
Ao contrário da banca Cespe/Cebraspe, principal concorrente da esaf, essa banca não pune o candidato quanto a questões erradas – falamos sobre o método no artigo de análise da banca Cespe.
As provas dessa banca, costumam estar cheias de “peguinhas” nas questões. Trocar a lei de forma sutil, colocando uma afirmação que é real, mas não está na lei, por exemplo, ou muda um palavra ou expressão no enunciado para confundir os menos atentos.
Em questões de múltipla escolha, por exemplo, costuma colocar três alternativas fáceis ou médias, que eliminadas pelo candidato, e duas alternativas muito difíceis ou difíceis parecendo ser corretas.
Uma das estratégias da esaf para desestabilizar os candidatos é colocar no início das provas questões difíceis de cada disciplina, deixando as mais fáceis para o meio e final.
A banca ainda escolhe uma disciplina aleatória na prova e faz questões absurdamente difíceis, tentando eliminar candidatos para não atingir a nota mínima, muitos concorrentes chamam o fenômeno de “tema monstro da vez”.
Você à frente da Banca Esaf
Bons candidatos, mas que não se prepararam para a banca, costumam ficar nervosos e perder desempenho, como você já deve ter percebido. Mas fique tranquilo, vamos te dar dicas valiosas para você estar à frente da banca.
Vamos começar por um ponto que interessa à todos: é comum a esaf colocar na prova questões erradas que vão ser anuladas. Isso mesmo, esse tipo de questão, pode ser considerada proposital, pois a incidência delas nas provas da banca é muito alta.
Sendo assim, é possível encontrar na prova algumas questões sem resposta certa. E você pode ficar tranquilo quanto a isso, pois se isso acontecer, marque a alternativa mais provável e não perca tempo tentando resolver, principalmente se a questão envolver muitos cálculos.
Tenha em mente que cada minuto é precioso em uma prova e a banca quer que você tenha a sensação de que não estava preparado, quando na verdade, não há uma resposta correta para a questão.
Você deve estar preparado para a prova e o chute só deve utilizando quando não há outro meio de achar a resposta correta, ou quando há uma dúvida que não consegue solucionar naquele momento, afinal a técnica de chute não garante a resposta certa, mas aumenta a chance de você conseguir a tão sonhada vaga.
E para que você tenha uma noção das questões cobradas pela banca, separamos uma questão comentada disponível em nosso Clube para você. Confira:
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.