Preparamos um artigo especifico para você que quer estar à frente da banca FGV. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma banca organizadora de concursos públicos bastante conhecida, renomada, respeitada e por quem sonha em ser aprovado em concurso público.
A banca é responsável pela elaboração do Exame de Ordem da OAB e foi responsável por provas do Exército, da Marinha e Forças Armadas (quando não utilizam a banca própria – AFA). Atualmente, vem se destacando em certames para tribunais.
Muitos temem a banca devido ao fato de que ela não possui um modelo padrão, ou seja, suas provas são distintas e adequadas de acordo com o órgão que a contrata para elaboração do concurso. Ou seja, é possível observar tanto questões com textos grandes quanto menores e objetivas.
Uma das principais características da banca é alternar entre questões mais extensas e mais diretas, o que pode variar de acordo com a disciplina. Além disso, vale ressaltar que a prova objetiva é composta por questões múltipla escolha, com cinco alternativas.
As disciplinas exigidas também dependem de cada edital, mas as que costumam estar constantemente presente nas provas da banca FGV são:
– Português: interpretação de textos, figuras de linguagem e reescritura de textos;
– Raciocínio Lógico-Matemático: é conhecida por ser mais chegada à chamada matemática pura ou não convencional e não costuma cobrar tabela verdade, por exemplo. Costuma cobrar questões com geometria, análise combinatória, porcentagem e regra de três. O nível das questões não costuma ser difícil;
– Direito Constitucional e Administrativo: questões práticas e multidisciplinares que levam o candidato a pensar mais a fim de evitar cair em pegadinhas. A banca gosta de exigir o texto puro da Lei ou como muitos chamam “letra seca da lei”.
Características da banca
Listamos algumas características sobre a banca que podem te ajudar a se preparar com mais qualidade e eficiência. São dicas para você se sair bem em sua prova.
Os enunciados das provas elaboradas pela Banca FGV costumam ser longos e cansativos. Neles, encontramos textos bem trabalhados e com uso comum de linguagem metafórica.
Outro ponto que deve ser observado é que a banca é bastante criteriosa no tocante à seleção das questões em relação aos temas propostos no edital e costuma distribui-las proporcionalmente, o que exige um estudo mais abrangente por parte dos candidatos.
A banca, inclusive, pode variar muito o conteúdo cobrado e não costuma repetir questões em certames organizados por ela, por isso, fique atento ao edital e não economize quando for fazer exercícios tendo como base provas anteriores.
Você à frente da Banca FGV
Não é incomum candidatos que conhecem o modelo da banca se queixarem das provas. Isso pode ser consequência de uma preparação ineficiente, afinal, não basta saber como a banca funciona, é preciso treino, exercícios e dedicação.
Então, não se limite apenas em ler este artigo e comece a praticar agora mesmo!
E para que você tenha uma noção das questões da banca, dê uma olhada nessa questão comentada que está disponível no Clube d’Os Pedagógicos.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.