Como mencionamos no artigo anterior, hoje, há um trabalho para que as disciplinas sejam flexíveis e conversem entre si. Chamamos essa interação de abordagens disciplinares.
Vamos entender quais os aspectos e características de cada uma das abordagens disciplinares, começando pela Multidisciplinaridade.
Multidisciplinaridade: considerações gerais
Na tentativa de se evitar aprendizagem por meio de abordagens fragmentadas, foi-se evoluindo na busca de que o conhecimento seja algo único e tenha sentido.
Assim, as abordagens passaram de disciplinar (individual) para multidisciplinar (mais de uma). Nessa abordagem, reconhece-se a existência de mais de uma disciplina dentro do processo.
É importante ter em mente que, nesse processo multidisciplinar, não há interação entre as disciplinas. Elas apenas estão “no mesmo espaço”, ou seja, ocorre uma justaposição entre elas.
Essa junção, foi uma tentativa de superar a disciplinaridade apenas sobrepondo uma disciplina a outra. A ideia é muito vista e pode ser exemplificada, pelo comum “provão” aplicado aos alunos no ensino médio. São provas que apenas aglomeram as disciplinas, em um único dia, sem nenhuma interação entre elas.
Nesse sentido, o objetivo de promover a interação entre as disciplinas e as áreas do conhecimento não é alcançado.
Resumindo, reconhece-se que há outras disciplinas, mas elas não interagem ou conversam entre si. Na maioria das vezes, o mesmo assunto é abordado por diferentes professores, cada um com sua visão e peculiaridades e o aluno absorve os conhecimentos expostos.
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