No artigo anterior, falamos sobre a Pluridisciplinaridade e suas características. Nesse momento, vamos entender um pouco sobre a interdisciplinaridade e o que a diferencia das demais abordagens já mencionadas.
Você precisa estar atento para não confundir a interdisciplinaridade com a multidisciplinaridade. A principal diferença entre as duas abordagens está no nível de coordenação e a forma de interação.
Interdisciplinaridade: características gerais
Para que fique claro para você, precisamos que entenda o que é coordenar. Nesse sentido, ordenar está diretamente ligado a colocar ordem, mas não num sentido normativo. O sentido aqui, é o de planejamento, organização e racionalização.
O “co”, está diretamente ligado ao sentido de coletivo, híbrido e junto, ou seja, está ligado ao planejamento participativo. Isso significa que, o ordenamento deve ser coletivo, de modo que todos os envolvidos planejem em conjunto.
Na interdisciplinaridade também há interação entre as disciplinas, mas estas serão trabalhadas de maneira coordenada. Considere os seguintes exemplos:
Um professor percebe que está tratando da mesma temática que o outro e os dois resolvem agir em conjunto. – Pluridisciplinaridade
Os mesmos dois professores resolvem discutir com os demais colegas sobre as temáticas e um coordenador ajuda a planejar as ações, sem agir de maneira hierárquica e autoritária. – Interdisciplinaridade
Dessa maneira, é possível estabelecer um tema central para que as demais disciplinas possam ser trabalhadas de forma organizada e eficiente a partir de ações planejadas.
Resumindo, nesta abordagem, o conhecimento irá fazer sentido, estará contextualizado e disposto em todas as áreas do saber/conhecimento e é possível obter várias visões a partir de um mesmo objeto gerando um entendimento de unicidade.
Afinal, a vivência cotidiana é complexa e entendê-la em todas as suas facetas fará com que o aluno evolua ainda mais. Atualmente, o currículo, em boa parte das unidades de ensino, é pautado pela interdisciplinaridade.
Por isso, é importante entender essa abordagem de forma clara e pensar formas de aplicá-la a realidade escolar.
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