Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, no dia 5 de junho de 1723 e faleceu em Edimburgo, no dia 17 de julho de 1790. É pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
Influenciado por David Hume, foi autor de Uma Investigação sobre a Natureza e a Causa da Riqueza das Nações em que explanou sobre sua principal teoria: Liberalismo Econômico.
Para Smith, a economia se move pelo interesse privado dos indivíduos.
Adam Smith e o liberalismo econômico
Smith procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive, e não apenas exclusivamente, pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Tomou notas durante mais de trinta anos sobre diversos temas e levou mais dez para elaborar sua grande obra, onde explica a natureza do sistema econômico, as mudanças pelo qual a economia passava no século XVIII e apontou novos caminhos diante da Revolução Industrial inglesa que engatinhava.
Para ele, um trabalhador não se levanta toda manhã apenas porque ama seu trabalho ou deseja praticar o bem. Ele sabe que precisa desta ocupação para sobreviver. No entanto, com este gesto, ele ajuda toda a sociedade, pois graças ao seu esforço, as pessoas que dependem dele, também são beneficiadas.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.