Funções avaliativas
A terceira aula do mini curso Avaliação Educacional vai abordar as funções avaliativas. Esse tema é considerado um dos mais importantes, por representar até 80% dos itens de prova.
E se você ainda não viu as aulas anteriores Níveis da Avaliação e Avaliação Educacional, não perca tempo e veja agora!
Três funções avaliativas
A avaliação tem diversas classificações, mas três funções. São elas:
Diagnóstica: de caráter preventivo, ou seja, aquilo que será planejado aos estudantes. Geralmente ocorre no início do processo para obter um feedback dos estudantes, mas pode ser feita durante.
Não deve se transformar em nota, pois seu objetivo é identificar as potencialidades e dificuldades ao longo do curso, por isso, ela não ocorre apenas no início do processo.
Sendo assim, essa avaliação é essencial ao planejamento, pois permite que o professor saiba com o que está trabalhando e como obter os melhores resultados a partir dos dados obtidos.
Atenção: muitas pessoas decoram a avaliação diagnóstica como aquela que ocorre no início do período, mas tenha cuidado, pois a visão reducionista traz equívocos na hora da prova.
Formativa: de caráter inclusivo, é aquela em que todos participam efetivamente e visa o sucesso de aprendizagem. Esta é uma avaliação processual, pois ocorre ao longo do processo.
Seu objetivo é avaliar os aspectos qualitativos. Ao contrário das outras avaliações, esta se baseia nos erros. Afinal, quem se baseia nos acertos, excluí quem erra e quem se baseia nos erros garante que estes venham se transformar em conhecimentos posteriormente.
Também é reguladora no sentido de entender o processo e poder frear ou dar seguimento, pois se conhece como o estudante está aprendendo e como ele é.
Somativa: de caráter excludente, aquela que é separatista.
Também é conhecida como classificatória, isto é, separa os alunos em grupos como por exemplo, aprovados e reprovados, classificados ou excluídos. Tem como principal instrumento a prova que é pontual e possui como característica a meritocracia que vai atender a uma educação tradicional.
Esse tipo de avaliação permite a criação de ranking´s, assim possui objetivo quantitativo e é finalística.
Gostou? Você pode assistir a essa aula e testar seus conhecimentos com as questões ao final do vídeo.
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