Tendências Pedagógicas e a Avaliação Educacional
A quarta aula do minicurso Avaliação Educacional vai abordar dois conteúdos muito importantes, avaliação educacional e tendências pedagógicas. Muitas pessoas não fazem a relação entre esses dois assuntos, mas eles estão diretamente relacionados.
Ao compreender qual é o processo avaliativo em cada uma das tendências e em cada momento histórico que o nosso país tem com relação à educação, é possível melhorar os conhecimentos nos dois campos na história da educação, nas tendências pedagógicas e, claro, nos processos de ensino aprendizagem que aconteciam em dado momento histórico.
Também é possível relacionar a didática, assim como a avaliação, com as concepções e tendências pedagógicas no desenvolvimento da área educacional.
Tendências pedagógicas
As tendências se distinguem em dois grupos. Veja quais são e suas principais características nos quadros abaixo:
Liberais | Tendência | Característica do professor e das relações | Tipo de Avaliação |
Tradicional | Autoridade | Somativa | |
Tecnicista | Profissionalização | Exercícios Programados
*Final – Comportamento |
|
Diretiva/Nova | Cognitivismo;
Construção do conhecimento |
Eficaz;
Intelectualista. |
|
Não Diretiva | Psicológica
Relacionamentos |
Auto Avaliação |
Este é um resumo pontual sobre qual é a principal característica do processo ensino-aprendizagem e como a avaliação se dá em cada uma dessas tendências.
No próximo quadro, de acordo com a divisão de Libâneo, vamos abordar as tendências progressistas.
Progressistas | Tendência | Característica do professor e das relações | Tipo de Avaliação |
Libertadora – Paulo Freire | Dialogo
Autonomia¹ |
Problematizadora entre aluno, realidade e professor
|
|
Libertária | Político
Autogestão dos Conteúdos |
Não tem caráter de aprovação ou reprovação;
Não há cobrança |
|
Crítico – Social dos conteúdos | Prática Social
Práxis |
Formativa;
Permanente; Qualitativa |
1 – Aqui, há uma diferença entre a auto avaliação vista anteriormente, na tendência Não Diretiva. Na tendência libertadora, ela está diretamente ligada à criticidade, então o resultado final esperado para que o indivíduo consiga se construir a partir de sua prática, problematizando e dando sentido ao que é aprendido.
E aí gostou? Você só encontra a relação entre as duas modalidades aqui, com Os Pedagógicos, então aproveite e você pode assistir a essa aula e testar seus conhecimentos com as questões ao final do vídeo.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.