Avaliações de larga escala
A última aula do mini curso sobre Avaliação Educacional vai abordar as avaliações de larga escala. Durante este mini curso, já abordamos as classificações de avaliação, os tipos de avaliação, suas funções, seus níveis, suas tendências e separamos este tópico para finalizar por ser bastante recorrente e cobrado nos certames.
As avaliações de larga escala são realizadas frente a um sistema de ensino, ou seja, uma rede de ensino seja ele público ou privado, de um país, município ou Estado. Seu principal objetivo é avaliar o ensino que foi ofertado e também direcionar as políticas públicas, criando as ou avaliando sua execução.
O Poder público é o responsável por realizar as avaliações no sistema ou rede de ensino. Por isso, além de larga escala, essas avaliações podem ser chamadas de avaliação de rede ou externa.
Como já mencionamos na aula “níveis da avaliação”, os dois principais sistemas de avaliação são:
Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica;
Sinaes – Sistema Nacional de Educação Superior;
Sinaeb – descrito no Plano Nacional de Educação (PNE): o sistema nacional de avaliação da educação básica deveria ser implementado. Este sistema chegou a existir, através de uma Portaria do MEC, entretanto, essa mesma portaria foi posteriormente revogada.
Avaliação vs Exame
Há diferenças entre avaliação e exame que precisam ser observadas e podem facilitar a aplicação deste conteúdo na hora da prova. Confira:
Avaliação | Exame | |
Público Alvo | Sistemas de ensino e instituições | Indivíduos |
Participação | Censitária ou amostral | Voluntária |
Resultados | Agregados | Individuais |
Teste | Indivíduos não respondem ao mesmo teste | Todos respondem ao mesmo teste |
Conseguiu ver a diferença? A ideia é que pode acontecer um desvio padrão e nas avaliações de larga escala será possível ter várias combinações de provas. Lembre-se de que o objetivo aqui é avaliar a rede e não o desempenho pessoal, e mesmo que alunos respondam a questões distintas é possível atingir o objetivo.
Como exemplos de exame temos a prova Brasil, em que a prova de um aluno é diferente da prova dos demais. Já no Enem, são aplicadas as mesmas provas a todos os alunos. É considerada uma avaliação de larga escala, pois uma das funções propostas para este exame, quando foi criado em 1998, era a função sistêmica, ou seja, avaliar o sistema de ensino, mas não havia adesão.
Com o decorrer dos anos, o Enem foi sendo aperfeiçoado e hoje sua adesão é altíssima, cogita-se inclusive, que este exame já faça parte do Saeb; uma evolução do Saeb. Ficar atento às mudanças do Enem!
O Enceja pode ser considerado outro exemplo de exame. Seu objetivo é avaliar as competências e capacidades dos alunos da EJA a fim de garantir sua certificação.
Atenção: o Enade não é considerado avaliação de larga escala. É preciso entender que este exame faz parte de uma das avaliações de larga escala, o Sinaes, que avalia também, a estrutura das faculdades, livros disponíveis na biblioteca, laboratórios, corpo docente e o Enade.
Com relação à avaliação, temos o Saeb, Sinaes e Ana. Este último é uma das mais novas avaliações de larga escala; é feita pelos alunos do terceiro ano e tem como objetivo avaliar sua alfabetização, pois, os alunos devem estar alfabetizados até os oito anos de idade.
Saeb
Conheça agora a composição do Saeb.
- Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica), que foi a primeira a ser criada e é muitas vezes confundida com o Saeb. É aplicada aos alunos do 5º e 9°ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio. Sua participação é amostral, assim o resultado se dá por região e é possível avaliar escolas públicas e privadas;
- Anresc (Avaliação Nacional de Rendimento Escolar), também conhecida como Prova Brasil é aplicada aos alunos do 5° e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Sua participação é censitária, assim o resultado se dá por escola e compõe o Ideb;
- Ana (Avaliação Nacional da Alfabetização) é aplicada aos alunos do 3º ano e sua participação é censitária.
Seu objetivo é fazer um diagnóstico dos níveis de proficiência em leitura, escrita e matemática das crianças.
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