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BNCC#02 Competências e Princípios

Competências e Princípios

Se você viu o artigo anterior, então já tem uma certa vantagem sobre seus concorrentes e vamos aumentá-la ainda mais. A segunda aula de BNCC vai abordar as competências e os princípios da base nacional.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Ou seja, essas competências irão nortear a construção dos currículos nas escolas estaduais e municipais.

De acordo com a base, competência pode ser definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Atenção: você precisa estar atento ao conceito de competência, pois sim, ele é cobrado em prova. Apesar de não ser unânime, o conceito descrito na BNCC precisa ser considerado como correto e deve ser aplicado aos concursos.

Tenha em mente que, algumas provas irão abordar as competências chamando-as de “saber, saber”, por isso, não se assuste. É importante também não confundir competências com habilidades, pois neste contexto, as competências estão ligadas ao desenvolvimento das habilidades que devem ser adquiridas pelo estudante.

Sendo assim, ao definir as competências que os alunos devem assimilar e que se espera que eles desenvolvam ao longo de seu currículo, a BNCC irá cumprir seu objetivo.

Competências e Princípios: características gerais

Como mencionamos, a base nacional estabelece dez competências gerais que precisam ser desenvolvidas ao longo de toda educação básica. Listamos algumas características para facilitar seu aprendizado:

  1. Está relacionada ao conhecimento do indivíduo que é construído historicamente considerando as dimensões de mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade;
  2. Está ligada ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à curiosidade intelectual, investigação e criatividade do indivíduo;
  3. Valorização e fruição das habilidades artísticas e culturais locais e mundiais. Participando de práticas diversificadas dentro da produção; é a ideia estética do princípio estético;
  4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital para provocar no indivíduo a habilidade de expressão e compartilhamento de informação;
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação;
  6. Valorização da diversidade de saberes e experiências apropriando-se de conhecimentos ligados ao mundo do trabalho e do projeto de vida, respeitando a liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
  7. Desenvolver a habilidade dos indivíduos no que se refere à argumentação com base em dados, fatos e informações confiáveis para que ele possa formular, negociar e defender suas ideias;
  8. Exercitar a habilidade do autoconhecimento e autocuidado, além de reconhecer o ambiente em que está inserido e o que pode provocar prejuízos tanto ao meio quanto a si próprio;
  9. Desenvolver as habilidades empática e cooperativa em relação ao meio em que vive e seus semelhantes;
  10. Está ligada ao agir pessoal e coletivo com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, entendendo o percurso onde se está inserido para ser um cidadão ativo, crítico, participante nos processos sociais.

Essas são as competências definidas pela base nacional, que devem ser aprendidas por todos os alunos que passarem pela Educação Básica, independente de qual for a instituição.

Princípios da BNCC

O primeiro compromisso com a base nacional se refere à educação integral, que é diferente de educação de tempo integral. A educação de tempo integral está ligada ao tempo que o aluno permanece na unidade escolar e a educação integral forma o indivíduo completo.

Entretanto, é mais fácil ofertar uma educação integral quando se tem tempo integral, pois há mais tempo para o atendimento, o que garante experiências curriculares e extracurriculares ao estudante.

Ou seja, a educação integral visa a formação e o desenvolvimento humano global (desde a educação infantil até o ensino médio), o que implica em compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva.

Isto é, não há privilégio para nenhuma das dimensões citadas, mas sim, a visão global. Sendo assim, o indivíduo deve ser formado em toda sua complexidade.

Atenção:  fique atento, pois algumas provas tentam confundir os candidatos quanto a linearidade do processo. Pode-se dizer que, o processo está inclinado a ser mais cíclico que linear, pois a aprendizagem é cíclica e os indivíduos são diferentes.

Igualdade, Diversidade e Equidade

A base nacional defende que é preciso garantir princípios de igualdade e equidade, sem esquecer que todo trabalho deve respeitar a diversidade. Dessa forma, a formação do indivíduo completo implica em compreendê-lo dentro de sua complexidade não linear e seu desenvolvimento.

A fim de garantir uma formação multidimensional para formar um indivíduo completo, com qualidade de ensino igualitária e oferta de ensino que dê aos iguais, tratamento igual, e aos diferentes, tratamento diferente, segundo suas diferenças.

Confira o quadro abaixo com as principais características de cada pressuposto:

 

Igualdade Singularidade

Oportunidade

Diversidade Inclusão

Cultural (estéticos)

Equidade Necessidades individuais

Diferença – Tratamento

Curiosidade

Ao ser elaborada, a base nacional não foi definida com os conceitos de competências e habilidades, mas sim com objetivos de aprendizagens. Esses objetivos foram definidos na versão preliminar que foi encaminhada à consulta pública.

A alteração foi feita com o passar do tempo por quem estava à frente do processo quando parte do documento matriz foi alterado, antes mesmo de chegar ao Conselho Nacional de Educação.

Se gostou deste artigo, assista a aula sobre competências e princípios:

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