Escrito por: professor Guilherme Augusto
Preparar-se para uma prova de concurso exige organização, disciplina e estratégias bem definidas. A preparação para o PSS da SEDF 2025, não é diferente e, portanto, você deve começar o quanto antes para ampliar suas chances de aprovação e garantir uma boa classificação!
Um dos elementos fundamentais na preparação é compreender as características singulares do seu certame. Na SEDF, alguns conhecimentos são específicos da realidade do DF. Um deles, bastante cobrado nas provas, é o Currículo em Movimento da SEDF.
O Currículo em Movimento da SEDF é organizado num conjunto composto por 08 cadernos, sendo o caderno dos Pressupostos Teóricos o mais abordado em questões nas provas. As informações a seguir são extremamente relevantes para você dominar esse conteúdo.
Os pressupostos teóricos são as bases conceituais e ideias fundamentais que sustentam um trabalho acadêmico, científico ou pedagógico. No Currículo em Movimento da SEDF, eles representam os princípios, conceitos e teorias que orientam a elaboração, implementação e avaliação do currículo.
Pressupostos Teóricos do Currículo em Movimento da SEDF
- Teoria crítica e pós-crítica
Teoria Crítica – ao questionar aspectos como as desigualdades sociais e neutralidade do currículo, nessa teoria são considerados conceitos, como: ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência.
Teoria pós-crítica – incorporam elementos relacionados às diferenças, à alteridade, à subjetividade, à representação, as questões de gênero, raça, etnia e ao multiculturalismo.
- Educação integral
Ampliação de tempos, espaços e oportunidades formativas. Formação multidimensional
Princípios Educação Integral: integralidade, intersetorização, transversalidade, diálogo escola-comunidade, territorialidade, trabalho em rede e convivência escolar.
- Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural
A Pedagogia Histórico-Crítica, de Demerval Saviani, defende que a educação deve ser compreendida como uma prática social vinculada ao processo histórico de produção e transformação da sociedade. O ensino está relacionado diretamente às condições históricas e materiais, sendo um instrumento de transformação social.
A Psicologia Histórico-Cultural, de Vygotsky, é uma abordagem que enfatiza a influência do contexto histórico, social e cultural no desenvolvimento humano. Essa teoria destaca o papel mediador das interações sociais e da linguagem na construção do conhecimento e no desenvolvimento do sujeito. Defende que o aprendizado precede o desenvolvimento, promovendo a formação de novas capacidades por meio das interações sociais e culturais.
- Eixos transversais
Educação para a diversidade
Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos
Educação para sustentabilidade
- Currículo Integrado
Princípios epistemológicos do currículo integrado: Unicidade teoria e prática; interdisciplinaridade; contextualização; flexibilização.
Seguindo essas orientações, você estará preparado para responder as questões sobre Currículo em Movimento da SEDF e enfrentar o PSS da SEDF com confiança, maximizando suas chances de aprovação.
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