A Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará aderiu à Prova Nacional Docente por meio da portaria nº 83/2025. A partir disso, os Processos Seletivos Simplificados voltados à contratação de professores temporários deverão incluir a PND como uma das etapas de avaliação.
“Isso quer dizer que qualquer interessado em atuar como professor temporário na rede pública estadual precisará se inscrever na Prova Nacional. Um bom desempenho nesse exame será um diferencial importante nos processos seletivos, que continuarão contando com outras etapas tradicionais”, afirmou Tiago Lima, secretário adjunto de Gestão de Pessoas.
As inscrições para a PND estarão abertas entre os dias 14 e 25 de julho.
Organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a prova está marcada para o dia 26 de outubro e será realizada em todo o território nacional. O exame poderá ser utilizado como única fase ou como parte complementar de seleções públicas realizadas por estados e municípios.
Com duração total de 5 horas e 30 minutos, a avaliação será dividida em duas seções: uma de Formação Geral, com 30 questões objetivas e uma pergunta discursiva com tema comum a todas as licenciaturas; e outra de Conhecimento Específico, com 50 questões voltadas à área de formação do candidato.
Saiba mais sobre a PND aqui
Prepare-se com Os Pedagógicos
Prepare-se para a PND com o melhor time de professores do Brasil.



