O concurso SEEC RN oferece 598 vagas imediatas, além de formar um cadastro de reserva para os cargos de Professor e Especialista em Educação – Suporte Pedagógico.
A organização do certame está sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para ajudar nossos alunos a se prepararem de forma eficaz para as disciplinas exigidas no concurso da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte conversamos com nossos especialistas. Nesta matéria, trazemos uma análise do professor Gustavo Silva, professor de Língua Portuguesa dos Pedagógicos, que compartilha suas perspectivas sobre a disciplina.
Concurso SEE RN: como se preparar
1- Quais são os principais tópicos que o candidato deve priorizar na disciplina de Língua Portuguesa?
Certamente, os três principais tópicos gramaticais são: tempos e modos verbais, análise sintática e pontuação. No primeiro tópico você terá noção dos tempos presente, pretérito e futuro e, também, dos modos indicativo, subjuntivo e imperativo. No segundo tópico, por sua vez, terás conhecimentos dos termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios. Por fim, no último tópico, deverá dominar todas as regras básicas de pontuação.
2- Na disciplina de Língua Portuguesa, quais habilidades específicas o candidato deve desenvolver?
Para o desenvolvimento das habilidades dentro da disciplina de Língua Portuguesa, é imprescindível o domínio da base, isto é, das classes gramaticais. Somente com amplo entendimento na área da morfologia, você será capaz de evoluir e compreender melhor as relações e conexões textuais.
3- Como o candidato pode se preparar para os tipos de questões mais frequentes na disciplina de Língua Portuguesa?
Costumo dizer que Língua Portuguesa, do ponto de vista teórico, é sempre a mesma coisa. Porém, existe o chamado “português da banca”, o que só conhecemos de fato quando passamos a fazer exercícios específicos para a banca. Isso revela o jeitinho peculiar e singular de se cobrar determinados conteúdos. Após isso, resolva várias provas e observe os tópicos mais cobrados e dedique-se a eles.
4- Que recursos (livros, sites, videoaulas) são recomendados para estudar a disciplina de Língua Portuguesa?
Se você for iniciante, estude, primeiramente, por videoaulas, pois será mais fácil e prazeroso. Depois de 6 meses, acrescente os PDFs ou uma boa gramática para reforçar a sua preparação. Um bom livro é Novíssima Gramática, do autor Cegalla.
5- Quais são os erros mais comuns que os candidatos cometem na disciplina de Língua Portuguesa e como evitá-los?
O erro principal: estudar português um dia, passar dias sem ter contato novamente e não revisar. Isso potencializa a curva de esquecimento. Como professor da área, diria que o segredo é ter contato diário com a disciplina e sempre buscar fazer revisões.
Outro erro comum é não interpretar o comando da questão, o qual pode cobrar: correção gramatical (erro); coerência (lógica); sentido (semântica).
6- Qual é a melhor estratégia para resolver questões da disciplina de Língua Portuguesa durante a prova?
Vamos supor que sua prova contenha 10 itens de português. Faça uma marcação usando as letras G e T. Separe o que for itens de gramática e também os de texto.
Após isso, comece pelas questões de gramática e finaliza com as de texto. Sobretudo, lembre-se de começar pelo português, pois no início da prova sua bateria está cheia; deixar esta disciplina por último é um tiro no pé.
7- Como o candidato pode usar simulados e provas anteriores para se preparar na disciplina de Língua Portuguesa?
Se o edital estiver iminente, resolva, no mínimo, uma prova por semana, geralmente aos sábados. Agora, com edital aberto, já cheguei a resolver uma prova por dia. Isso foi um grande diferencial.
8- Quais são as atualizações ou mudanças recentes que os candidatos devem conhecer sobre a disciplina de Língua Portuguesa?
Minha disciplina não costuma mudar tanto. A última atualização foi da década passada, em que tivemos um novo acordo ortográfico. Dentre essas mudanças, por exemplo, a palavra IDEIA, que era acentuada em 2009, perdeu acento.
9- Como organizar um cronograma de estudos eficaz para a disciplina de Língua Portuguesa?
Estude 1 tópico por dia; no dia seguinte faça uma revisão; no terceiro dia faça somente exercícios. A cada 3 dias você pode avançar os tópicos, mas sempre executando: teoria, revisão e exercícios.
10- Quais dicas práticas os professores podem oferecer para melhorar a retenção de conteúdo na disciplina de Língua Portuguesa?
Usar exemplos voltados para o dia a dia do aluno. Assim, além de quebrar o gelo, a aula ficará mais instigante.
11- Como a FGV costuma cobrar as questões de Língua Portuguesa?
Através da interpretação. Costumo dizer que a gramática da FGV é diretamente ligada ao texto. Por exemplo, diversas bancas diriam que o conectivo MAS é adversativo, contudo, na visão da FGV, é um termo que indica ressalva. Veja que a forma de cobrança é interpretativa.
Acesse AQUI a nossa matéria completa sobre o concurso SEEC RN
Prepare-se com Os Pedagógicos
Prepare-se para o concurso SEEC RN com o melhor time de professores do Brasil.
Resumo do concurso
Situação atual do certame | Edital publicado |
Banca organizadora | Fundação Getúlio Vargas (FGV) |
Cargos | Professor |
Vagas | 598 + CR |
Escolaridade | nível superior |
Remuneração | R$ 4.809,60 |
Inscrições | de 21/10/2024 a 21/11/2024 |
Taxas de inscrições | R$150,00 |
Data das prova | 19/01/2025 |
Edital | Acesse o edital SEEC RN AQUI |