O concurso público para Magistério Superior do Distrito Federal – UnDF, foi formalmente autorizado pela portaria e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. No documento, não há a descrição de quantas vagas ou quais serão os cargos.
No entanto, sabe-se que a Universidade do Distrito Federal contará com 3,5 mil vagas que precisarão ser preenchidas.
Para o cargo de professor Universitário é obrigatória, conforme a legislação federal, a apresentação de certificado de nível superior e especialização na área pretendida.
Em novembro, foi aprovado plano de cargos e salários da UnDF. De acordo com o documento, o quadro de pessoal da Universidade será composto por 3,5 mil servidores, sendo:
I – professor de educação superior: 2.500 cargos;
II – tutor de educação superior: 1.000 cargos.
Os requisitos dos cargos são os seguintes:
I – professor de educação superior: diploma de curso superior ou habilitação legal equivalente e titulação mínima obrigatória de especialização, com carga horária mínima de 360 horas, ambos fornecidos por instituição de ensino devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, com formação nas áreas definidas no edital normativo do concurso público e registro no conselho de classe profissional, quando o edital assim estabelecer;
II – tutor da educação superior: diploma de curso superior ou habilitação legal equivalente e titulação mínima obrigatória de especialização, com carga horária mínima de 360 horas, ambos fornecidos por instituição de ensino devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, com formação nas áreas definidas no edital normativo do concurso público e registro no conselho de classe profissional, quando o edital assim estabelecer.
Além disso, o plano de carreiras trouxe o salário do próximo concurso UnDF, que será composto:
Os servidores aprovados farão jus a seguinte remuneração:
- I – Vencimento básico, observados os regimes de trabalho e a habilitação do servidor;
- II – Gratificação de Magistério Superior – GMS, calculada no percentual de 30% do vencimento básico do padrão e da etapa em que o servidor esteja posicionado.
A lei que autoriza a criação da UnDF foi sancionada em 28 de julho. A instituição será a segunda universidade pública do DF, ao lado da Universidade de Brasília (UnB), e a primeira a ser administrada pelo Executivo local.
Durante a sanção do projeto, o governador disse que as aulas vão começar já em 2022. Todos os cursos serão gratuitos.
Do total de vagas da UnDF, 40% serão destinadas a alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública. A cota racial, prevista na lei distrital nº 3788/2006, também será atendida.
Tendo todas essas informações a equipe dos Pedagógicos vai criar muito conteúdo e muito material voltado às áreas desse novo certame. Conte conosco para sua aprovação.