NOTÍCIAS PARA CONCURSOS

Entenda as Correntes Inatista, Ambientalista e Interacionista: turbine seu desempenho em Concursos de educação

Escrito por: professor Fernando Sousa

As correntes educacionais inatista, ambientalista e interacionista oferecem diferentes perspectivas sobre como ocorre a aprendizagem, cada uma com implicações distintas para a prática pedagógica e a avaliação educacional. 

A concepção inatista postula que a aprendizagem é determinada por fatores internos e hereditários. Segundo esta visão, o potencial de aprendizagem de uma pessoa está pré-determinado ao nascer. Um dito popular que reflete essa corrente é “Filho de peixe, peixinho é”, sugerindo que as habilidades e características dos pais são herdadas pelos filhos de forma inata.

Em contraste, a concepção ambientalista argumenta que a aprendizagem é moldada pelo ambiente e pelas experiências. De acordo com esta abordagem, a influência externa, como a qualidade da educação e as oportunidades oferecidas, desempenha um papel crucial no desenvolvimento das habilidades e competências dos indivíduos. Um exemplo de dito popular que representa essa visão é “É de pequeno que se torce o pepino”, enfatizando a importância do ambiente e da educação desde cedo para a formação do indivíduo.

Por fim, a concepção interacionista integra aspectos tanto inatos quanto ambientais, afirmando que a aprendizagem resulta da interação entre os fatores internos do indivíduo e as influências externas. Esta abordagem reconhece que enquanto as predisposições genéticas fornecem uma base para o desenvolvimento, é a interação contínua com o ambiente que molda a aprendizagem. Um dito popular que ilustra essa concepção é “A prática leva à perfeição”, destacando que os processos recíprocos entre biológico e meio são fundamentais.

Compreender essas diferentes correntes é crucial para a elaboração e a aplicação de processos de avaliação da aprendizagem. Avaliações devem considerar não apenas as capacidades inatas dos alunos, mas também o impacto do ambiente e das interações. Essa compreensão permite a criação de estratégias de ensino mais inclusivas atentas a diversidade, essenciais para a prática educativa. Para quem se prepara para concursos na área de educação, dominar esses conceitos é fundamental, pois eles frequentemente aparecem em provas e são a base o entendimento de outros conteúdos.

Prepare-se com Os Pedagógicos

Estude para os concursos educação com o melhor time de professores do Brasil.

O Pedagógicos Play é a maior e melhor plataforma de aulas para concursos de educação, centralizando tudo o que você precisa para estudar de forma eficiente em um único lugar.

Veja o que você encontra no Pedagógicos Play:

  • Módulos organizados por disciplinas
  • Editais linkados
  • Série das bancas
  • Simulados variados
  • Suporte
  • Acesso a todos os cursos dos Pedagógicos
  • Acesso completo aos novos cursos de Mapas Mentais

Recentes

  • All Post
  • À frente da Banca
  • Abordagens Didático-pedagógicas
  • Alfabetização e letramento
  • Artigos
  • Atualidades
  • Autores da Educação e Tendências Pedagógicas
  • Avaliação Educacional
  • Bases Psicológicas
  • BNCC
  • Concurso SEDF
  • concurso seduc to
  • Concurso SEE-PB
  • Concursos
  • Conhecimentos
  • Conhecimentos Pedagógicos
  • Conteúdo Educação
  • Conteúdos Educação
  • Currículo
  • Currículo em movimento
  • Dicas d'Os Pedagógicos
  • ECA
  • Educação Física
  • Estudo SEDF
  • Gramática
  • História da Educação
  • Interpretação de texto
  • LBI (Lei Brasileira de Inclusão)
  • LDB
  • LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Atualizada - passo a passo
  • Legislação Educacional
  • Materiais
  • Mentoria
  • Notícia concurso
  • Notícias
  • Notícias de concursos para professor
  • Novo Post
  • PNE
  • Português
  • Pós Graduação
  • Redação
  • SEC-BA
  • Sedu ES
  • SEDUC GO
  • Seduc PA
  • SEDUC RS
  • SEE-PE
  • Semana da Mulher
  • Técnicas de estudo
  • Uncategorized
    •   Back
    • cronograma de estudos
    •   Back
    • PPP
    •   Back
    • Semed Manaus

Fique por dentro das nossas aulas gratuitas