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Currículo em Movimento – Dica d’Os Pedagógicos #10

A dica d’Os pedagógicos de hoje, vai abordar um documento oficial que costuma estar presente nas principais provas para carreira de magistério do DF o Currículo em Movimento. Mas, atenção, se você não é do DF, também pode estudar a teoria deste documento. Este resumo pode te ajudar a não ser pego desprevenido pela banca durante sua prova.

Pressupostos Teóricos do Currículo em Movimento

Os pressupostos teóricos estão divididos em quatro. São eles:

  • Teoria Crítica e Pós-Crítica de Currículo – que tratam da ideia de identidade, respeito à diversidade e transformação social;
  • Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico Cultural;
  • Educação integral – é fundamentada na ideia de formação completa do nosso individuo, passando pelos aspectos:
    • Cognitivos;
    • Psicomotores;
    • Sociais;
    • Afetivos;
  • Eixos Transversais – este divide-se em:
    • Educação para a sociedade;
    • Educação para sustentabilidade;
    • Educação e cidadania em e para direitos humanos;

O currículo em movimento se apropria da ideia de educação integral ampliando tempos, espaços e oportunidades. O assunto mais cobrado sobre esse assunto, é relacionado a seus sete princípios:

  1. Territorialidade – baseia-se no fato de que a educação não acontece apenas na escola. É preciso romper com os muros da escola;
  2. Integralidade – formação total e completa do indivíduo em todos os seus aspectos;
  3. Transversalidade – quando os saberes, conhecimentos e experiências do estudante estarão vinculadas visando a aprendizagem;
  4. Intersetorialização – consenso de que todos os âmbitos estaduais e municipais devem contribuir para o processo de educação. A Secretaria de Educação deve articular políticas públicas em parceria outras Secretarias.
  5. Diálogo escola-comunidade – toda comunidade escolar deve participar do processo formativo do indivíduo;
  6. Trabalho em rede – a comunidade escolar, professores, técnicos, estudantes e responsáveis devem trabalhar em conjunto para a construção de uma educação de qualidade;
  7. Convivência escolar negociada – este princípio não foi descrito, mas apenas citado no início do caderno dos pressupostos teóricos.

Muita coisa, né. Mas vamos te ajudar a memorizar com mais facilidade com este mnemônico: TITITDC.

Pronto, agora você não vai esquecer os princípios do currículo em movimento com tanta facilidade. Tenha em mente que esses princípios são bastante cobrados em prova e, por isso, é importante estar familiarizado a eles.

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