A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desempenha um papel fundamental na área da educação, especialmente em concursos públicos. Com diretrizes claras e objetivas, a BNCC estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser alcançados na educação infantil. Neste artigo, exploraremos em detalhes os objetivos da BNCC, fornecendo informações essenciais para os candidatos que desejam se preparar para concursos na área da educação.
Objetivos de Aprendizagem: Os objetivos de aprendizagem da BNCC abrangem diversas áreas do conhecimento, como linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, além de áreas específicas, como arte, música, movimento e outras. Exploraremos cada um desses objetivos, destacando as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos na educação infantil.
Objetivos de Desenvolvimento: Além dos objetivos de aprendizagem, a BNCC também define os objetivos de desenvolvimento, que envolvem aspectos socioemocionais, físicos e cognitivos das crianças. Discutiremos a importância desses objetivos, abordando temas como autonomia, empatia, respeito às diferenças, cuidados com o corpo e muito mais.
No nível da educação infantil, a BNCC estabelece diretrizes específicas para garantir o pleno desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, os direitos de aprendizagem são essenciais, pois são fundamentais para o desenvolvimento das competências esperadas nessa etapa. Esses direitos são:
- Conviver: proporcionar às crianças experiências de convívio social, promovendo a interação e a construção de vínculos afetivos.
- Brincar: reconhecer a importância do brincar como uma forma privilegiada de expressão, aprendizado e desenvolvimento infantil.
- Participar: incentivar a participação ativa das crianças em atividades coletivas, valorizando sua voz e suas contribuições.
- Explorar: estimular a curiosidade, a exploração do ambiente e a descoberta de novos conhecimentos e habilidades.
- Expressar: valorizar as múltiplas formas de expressão das crianças, como a linguagem oral, corporal, plástica, musical e outras.
- Conhecer-se: auxiliar as crianças no processo de autoconhecimento, desenvolvendo a consciência de si mesmas, de suas emoções e de suas características individuais.
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Esses direitos de aprendizagem são pilares importantes para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil, proporcionando uma base sólida para seu crescimento pessoal, social e cognitivo. Aqui tem uma aula com o professor Guilherme Augusto, sobre BNCC na educação Infantil.
Na Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão diretamente associados aos cinco campos de experiência e são adequados às faixas etárias dos alunos. Com as modificações na BNCC, as denominações e faixas etárias foram atualizadas. Agora, temos as seguintes classificações:
- Bebês: de 0 anos até 1 ano e 6 meses;
- Crianças bem pequenas: de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses;
- Crianças pequenas: de 4 anos até 5 anos e 11 meses.
A seguir, apresentamos exemplos de objetivos de aprendizagem e as idades em que devem ser alcançados:
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para bebês:
- Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e adultos;
- Movimentar as partes do corpo para se expressar;
- Explorar sons do próprio corpo e do ambiente;
- Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer o nome dos outros;
- Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças bem pequenas:
- Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade durante a interação;
- Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura e utilizá-los;
- Criar sons com diversos materiais para acompanhar ritmos musicais;
- Dialogar com os outros para expressar sentimentos, opiniões, entre outros;
- Explorar e descrever diferenças e semelhanças entre objetos.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças pequenas:
- Demonstrar empatia pelos outros;
- Criar formas variadas de expressão com o corpo;
- Utilizar sons produzidos por diferentes materiais em brincadeiras e atividades;
- Expressar-se por meio da linguagem oral, escrita espontânea e visual;
- Comparar objetos ao observar suas propriedades.
Portanto, foram mencionados diversos objetivos relacionados aos diferentes campos de experiência. Para que os educadores possam elaborar suas práticas, é importante seguir uma sequência: definir o campo de experiência a ser trabalhado, identificar os objetivos que desejam que os alunos alcancem e planejar as atividades a serem realizadas. Em seguida, aplicam as atividades específicas, registram e documentam o que ocorre durante as aulas e, por fim, avaliam o progresso de cada aluno em relação aos objetivos pré-definidos, a fim de tomar decisões para as próximas práticas educativas.
A BNCC é uma referência fundamental para a educação infantil e um tema recorrente em concursos na área da educação. Conhecer e compreender os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC é essencial para os candidatos que almejam obter sucesso nessas seleções. Em nosso canal do YouTube, temos centenas de aulas gratuita sobre a BNCC e como ela é cobrada em concursos de todo Brasil. Acompanhe nossas redes para dominar a BNCC para sua prova.