NOTÍCIAS PARA CONCURSOS

<strong>Educação Inclusiva e Educação Especial</strong>

Qual a diferença entre elas?

A integração e a diversidade são promovidas pela educação nas escolas. É importante sabermos a diferença entre esses termos para não confundirmos, já que há algum tempo a inclusão escolar é discutida pela sociedade e vem ganhando cada vez mais força. A educação inclusiva é uma metodologia pedagógica que relaciona noções da educação regular com a educação especial. Promover a integração entre todas as crianças é um dos objetivos do sistema educacional.

Na escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social, assim fazendo com que todas as crianças com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem tenham o direito à escolarização. Já na Educação Especial são desenvolvidas as habilidades de pessoas com deficiência, atingindo todos os níveis do sistema de ensino.

A diferença entre elas é que na educação especial a forma de lecionar é totalmente voltada para alunos com deficiência e na inclusiva todos os alunos com e sem deficiência tem a oportunidade de aprenderem e conviverem juntos.

O objetivo da inclusão não é apenas garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino, mas sim eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem do processo educativo. Ou seja, os objetivos da educação especial são iguais o da educação geral, o que muda é as necessidades individuais de cada aluno.

É sempre bom ressaltar que a diversidade, em si, não pode ser caracterizada como Educação inclusiva, a escola pode ser um espaço diverso, que abraça alunos com diferentes vivências e realidades, mas é necessário desenvolver um vínculo real entre os alunos.

Os 3 maiores desafios da Educação Inclusiva:

1º) Fortalecer o treinamento dos professores: para que possam entender a inclusão, os direitos do aluno e os deveres da escola e do Estado. Todos precisam entender porque a diversidade é importante e que é possível incluir e onde, quando, como e com quem poderão ajudar os alunos.

2º) Criar uma rede de apoio: entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais especializados (fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos). Todos devem estar envolvidos no processo para proporcionar ao aluno a melhor experiência que ele possa ter.

3º) Reestruturação: eliminação das barreiras de infraestrutura e barreiras no currículo (pedagógicas), como propostas disciplinares diversificadas, flexíveis e abertas. A Educação Inclusiva no Brasil está em fase de implementação. Portanto, uma palavra

chave que a descreve é “equidade” – quando as pessoas são tratadas de acordo com as suas necessidades.

Recentes

  • All Post
  • À frente da Banca
  • Abordagens Didático-pedagógicas
  • Alfabetização e letramento
  • Artigos
  • Atualidades
  • Autores da Educação e Tendências Pedagógicas
  • Avaliação Educacional
  • Bases Psicológicas
  • BNCC
  • Concurso SEDF
  • concurso seduc to
  • Concurso SEE-PB
  • Concursos
  • Conhecimentos
  • Conhecimentos Pedagógicos
  • Conteúdo Educação
  • Conteúdos Educação
  • Currículo
  • Currículo em movimento
  • Dicas d'Os Pedagógicos
  • ECA
  • Educação Física
  • Estudo SEDF
  • Gramática
  • História da Educação
  • Interpretação de texto
  • LBI (Lei Brasileira de Inclusão)
  • LDB
  • LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Atualizada - passo a passo
  • Legislação Educacional
  • Materiais
  • Mentoria
  • Notícia concurso
  • Notícias
  • Notícias de concursos para professor
  • Novo Post
  • PNE
  • Português
  • Pós Graduação
  • Redação
  • SEC-BA
  • Sedu ES
  • SEDUC GO
  • Seduc PA
  • SEDUC RS
  • SEE-PE
  • Semana da Mulher
  • Técnicas de estudo
  • Uncategorized
    •   Back
    • cronograma de estudos
    •   Back
    • PPP
    •   Back
    • Semed Manaus

Fique por dentro das nossas aulas gratuitas