Escrito por: professora Kássia Braga
Todo brasileiro minimamente preocupado com o uso padrão de nossa queridíssima língua portuguesa já teve dúvida sobre o adequado uso da crase. Se você faz parte dessa parcela da sociedade, seus problemas acabaram, porque você vai entender definitivamente o que é esta bendita crase.
Inicialmente, é importante entender que a crase é a fusão de duas vogais idênticas a (preposição) + a/as (artigo definido feminino) = à/às. Sabendo disso, é possível perceber que, para que ocorra a crase, é necessário que algum termo peça uma preposição e outro, um artigo definido feminino. Observe o exemplo abaixo:
É impossível resistir à beleza da língua portuguesa Quem resiste, resiste A, ou seja, o verbo resistir pediu a preposição “a”. Já o substantivo feminino “beleza” aceita o artigo definido feminino “a”. Logo, é como se tivéssemos escrito o seguinte: É impossível resistir a + a (à) beleza da língua portuguesa. |
Dica: troque o substantivo feminino por um masculino. Se o “à” virar “ao” a crase estará correta. Note: É impossível resistir à beleza da língua portuguesa/ É impossível resistir ao encanto da língua portuguesa. Viu? Entenda a lógica da crase e nunca erre seu uso.
Para saber mais, acesse nosso canal do YouTube AQUI.
Prepare-se com Os Pedagógicos
Estude para os concursos educação com o melhor time de professores do Brasil.
O Pedagógicos Play é a maior e melhor plataforma de aulas para concursos de educação, centralizando tudo o que você precisa para estudar de forma eficiente em um único lugar.
Veja o que você encontra no Pedagógicos Play:
- Módulos organizados por disciplinas
- Editais linkados
- Série das bancas
- Simulados variados
- Suporte
- Acesso a todos os cursos dos Pedagógicos
- Acesso completo aos novos cursos de Mapas Mentais