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História da Educação#01

Elementos que influenciam a história da educação

A nova série d’Os pedagógicos é sobre História da Educação. Para nos ajudar com este conteúdo, temos a participação do professor doutor Rodrigo Rodrigues. Segundo Rodrigues, este é um tema que acompanha o aluno desde a graduação até a sala de aula, seu exercício enquanto docente como um todo e, por isso, no certame público não é diferente.

Confundir tendências pedagógicas com a história da educação é bastante comum. É possível dizer que um grupo de teóricos, dentro da organização de estudo da história da educação brasileira, preferiu organizar o movimento histórico, tendo em vista que a história nunca é linear e é marcada por movimentos que vão constituí-la, nominando estes movimentos.

Estes movimentos, que estão presentes dentro da história da educação brasileira, terão peculiaridades e singularidades que permitirão denomina-los como modelos de educação, ou seja, concepções ou tendências pedagógicas.

Por sua vez, as tendências pedagógicas ou concepções pedagógicas, trazem a ideia da formação de educação que temos hoje. Se as estudarmos bem, poderemos entender o por quê de ofertarmos o modelo atual de educação aos alunos e o que é discutido em sala.

Entenda que tudo isso está relacionado a outras áreas, como política, economia e educação, por exemplo. As áreas que mencionamos são elementos importantes que contribuem e que influenciaram diretamente nossa concepção de educação.

É possível dizer que esta introdução é o pontapé inicial do estudo de tendências pedagógicas, ou seja, a ideia de que não existe educação neutra. Sendo assim, é preciso saber quais são os aspectos que irão influenciar, diretamente, como cada profissional entra em sala e realiza um processo formativo em qualquer tempo e momento da história.

Dessa forma, sempre teremos elementos que irão irradiar diretamente o profissional de educação e, assim, irão determinar a forma como a educação é construída.

Aspectos que condicionam a história da educação brasileira

Há, cinco aspectos responsáveis por condicionar e influenciar a história da educação brasileira. São eles:

  • Político: a educação é uma ação diretamente de política. Paulo Freire já dizia “me vejo como educador e, por isso, como político”, ou seja, todo processo formativo é um processo político e é circundado por elementos de ordem política;
  • Econômico: a economia influencia diretamente na forma como a educação é feita. Nós sabemos que dentro da história da educação do nosso país, educação sempre rima com a realidade econômica do povo ou daquilo que é a sociedade brasileira;
  • Social: há uma vinculação direta entre a forma como a educação atua e o desenvolvimento social de determinada sociedade. No Brasil, isso não é diferente, tanto é que um de nossos assuntos mais importantes em conhecimentos pedagógicos é a relação educação e sociedade;
  • Cultural: dentro da história da educação, os elementos de ordem cultural estão sempre presentes dentro da sala de aula. Além disso, se pensa a educação conforme a cultura vigente;
  • Histórica: toda a educação é sempre resultado direto de uma situação ou de um dado momento histórico que o país vive.

Estes são os cinco aspectos que vão influenciar a educação diretamente. A seguir, vamos destacar como a história influencia nas concepções de educação e como as tendências e aspectos serão pensados.

Como entender a história da educação

Muitas pessoas têm dificuldade em compreender as tendências pedagógicas por não fazer a associação ao momento histórico vivenciado. Por isso a contextualização é importante.

Há também cinco elementos essenciais para a compreensão da história da educação. Estes cinco elementos estarão presentes em qualquer processo formativo. São eles:

  • Papel da escola: diz respeito diretamente a função social que a escola assume na sociedade;
  • Os conteúdos: o que deverá ser ensinado e o porquê de ser ensinado;
  • Os métodos: o caminho através do qual indivíduos ensinam e indivíduos aprendem;
  • A relação professor e aluno: a construção do ensino-aprendizagem através de seus sujeitos;
  • Manifestações: autores, teorias e movimentos que englobam a concepção em questão;

Ao entender esses cinco elementos, é possível compreender com mais facilidade a divisão das tendências pedagógicas.

É importante não esquecer…

  • Cada momento histórico desencadeou um dado modelo de educação, resultado direto das tensões e movimentos que permearam a realidade em questão;
  • É preciso entender os diversos tempos históricos que contemplam a educação brasileira para assim, poder compreender os diversos modelos de educação presentes nesta perspectiva;
  • A forma como a educação foi e será feita, sempre irá corresponder ao seu percurso e momento histórico.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.

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