A dica pedagógica de hoje é sobre o Ideb. Nós já abordamos esse assunto diversas vezes e ele é cobrado com certa frequência em inúmeros certames. Por isso, fique atento para não ser confundido e pego desprevenido pela banca.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, surgiu nos anos 2000, como ferramenta para garantir a qualidade da educação e é considerado um excelente indicador.
Seu principal objetivo está diretamente ligado a mensurar a oferta de ensino e traçar metas para elevar o nível da educação no Brasil a fim de que, em 2022, nossa educação esteja equiparada ao nível ofertado em países desenvolvidos.
Sua eficácia se deve ao uso de duas variáveis:
- Coeficiente de aprovação/fluxo escolar: a taxa de rendimento escolar (aprovação)
- Prova Brasil: são utilizadas as notas obtidas pelos alunos, de 0 a 10 anos, em português e matemática na Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc).
Multiplicando os dados obtidos pelas variáveis, se obtém o indicador de desenvolvimento educacional da educação básica.
Atenção: no Distrito Federal, o nível de educação está acima do esperado, tendo em vista que temos metas diferenciadas dos demais Estados e municípios.
Entretanto, ainda há muito a se fazer para alcançar de forma definitiva e eficaz a qualidade desejada na educação.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.