Ensino Médio
A oitava aula da série de Lei de Diretrizes e Bases Lei Federal nº 9.394/96 – LDB passo a passo é sobre o ensino médio. O ensino médio é tecnicista? Se você não sabe, então continua com a gente para entender tudo sobre essa etapa do ensino básico.
E, se você perdeu alguma aula, então dá uma conferida.
- Entendendo a LDB: passo a passo;
- Princípios da educação;
- Deveres do Estado;
- Organização do Sistema Nacional de Educação;
- Educação Básica;
- Educação Infantil;
- Ensino Fundamental.
Ensino Médio: características e atributos
É a última etapa da educação básica. Na idade própria o aluno deve estar entre os 15 e os 17 anos e sua duração é de, no mínimo 3 anos. Essa é a única modalidade que tem a duração mínima estipulada.
É nessa etapa que os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental são ampliados e aprofundados a fim de que o aluno evolua. Essa é uma das características do ensino médio descrita no art. 35, 35-A e 36 da LDB:
O currículo do ensino médio difere do apresentado no ensino fundamental. Ele se divide em:
Base Comum e Parte diversificada: são focadas na formação para a vida;
Itinerários Formativos: focado na formação profissional.
Áreas do conhecimento
Segundo a Parte Diversificada e a Base Comum, existem quatro áreas de conhecimento que precisam ser observados. Para os Itinerários Formativos¹, mais uma é acrescentada. São elas:
- Linguagens e suas tecnologias: língua portuguesa, linguagem artística, linguagem corporal (educação física) e língua estrangeira seja inglês ou espanhol;
- Matemática e suas tecnologias: matemática;
- Ciências da natureza e suas tecnologias: biologia, química e física;
- Ciências humanas e sociais aplicadas: história, geografia, estudos de filosofia e sociologia;
- ¹Formação técnica e profissional: compõe a nova mudança no ensino médio, trazendo para o estudante algumas áreas que ele vai optar para que possa complementar sua formação, que aqui é profissional. Ou seja, de acordo com a especificidade de cada escola e de cada estudante, vai haver a escolha do destino profissional que o aluno irá assumir.
Aqui você já tem um resumo sobre o ensino médio, mas não vamos parar por aqui.
Considerações gerais
Português e matemática são as únicas disciplinas que precisam estar obrigatoriamente nos três anos do ensino médio, pois as demais podem ser condensadas nesse percurso.
Isso se deve à carga horária máxima da Base Nacional Comum no ensino médio que é de no máximo 1800h. O restante é dividido entre a parte diversificada e o itinerário formativo.
É preciso estar atento à língua obrigatória que deve ser ofertada: a língua inglesa. Caso haja outra deve-se dar preferência a língua espanhola.
Outra observação importante é que as disciplinas de sociologia e filosofia não são obrigatórias, mas seu conteúdo deve ser estudado dentro das ciências humanas bem como sua prática.
Mas, o sistema de ensino as mantém como disciplinas, o que ocorre é a mudança na prática. Por isso é importante saber a diferença entre componente curricular e conteúdo curricular.
Já o itinerário formativo, é escolha do sistema de ensino e será organizado a partir do catálogo nacional dos cursos profissionais. Se o curso não estiver catalogado, tem até três anos para ingressar o processo de autorização e até cinco anos para ter validade nacional e estar disponibilizado no catálogo.
O certificado do ensino médio é válido para dar continuidade aos estudos, ou seja, ingressar na educação superior. O certificado é, inclusive, requisito para o ingresso, seja ele obtido no EJA, ensino regular ou médio-técnico.
Bônus
Foi publicada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) para ensino médio, ao final de 2018, que parte de sua carga horária poderá ser ministrada à distância. Se os cursos forem diurnos 20% e se for noturno 30% da carga horária pode ser EAD.
Ah, e você ainda pode assistir a essa aula, com os Pedagógicos e não se esqueça de testar seus conhecimentos com as questões propostas no final.
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