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LDB atualizada – Lei 9.394/96 #8

Ensino Médio

A oitava aula da série de Lei de Diretrizes e Bases  Lei Federal nº 9.394/96 – LDB passo a passo é sobre o ensino médio. O ensino médio é tecnicista? Se você não sabe, então continua com a gente para entender tudo sobre essa etapa do ensino básico.

E, se você perdeu alguma aula, então dá uma conferida.

Ensino Médio: características e atributos

É a última etapa da educação básica. Na idade própria o aluno deve estar entre os 15 e os 17 anos e sua duração é de, no mínimo 3 anos. Essa é a única modalidade que tem a duração mínima estipulada.

É nessa etapa que os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental são ampliados e aprofundados a fim de que o aluno evolua. Essa é uma das características do ensino médio descrita no art. 35, 35-A e 36 da LDB:

O currículo do ensino médio difere do apresentado no ensino fundamental. Ele se divide em:

Base Comum e Parte diversificada: são focadas na formação para a vida;

Itinerários Formativos: focado na formação profissional.

Áreas do conhecimento

Segundo a Parte Diversificada e a Base Comum, existem quatro áreas de conhecimento que precisam ser observados. Para os Itinerários Formativos¹, mais uma é acrescentada. São elas:

  • Linguagens e suas tecnologias: língua portuguesa, linguagem artística, linguagem corporal (educação física) e língua estrangeira seja inglês ou espanhol;
  • Matemática e suas tecnologias: matemática;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: biologia, química e física;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas: história, geografia, estudos de filosofia e sociologia;
  • ¹Formação técnica e profissional: compõe a nova mudança no ensino médio, trazendo para o estudante algumas áreas que ele vai optar para que possa complementar sua formação, que aqui é profissional. Ou seja, de acordo com a especificidade de cada escola e de cada estudante, vai haver a escolha do destino profissional que o aluno irá assumir.

Aqui você já tem um resumo sobre o ensino médio, mas não vamos parar por aqui.

Considerações gerais

Português e matemática são as únicas disciplinas que precisam estar obrigatoriamente nos três anos do ensino médio, pois as demais podem ser condensadas nesse percurso.

Isso se deve à carga horária máxima da Base Nacional Comum no ensino médio que é de no máximo 1800h. O restante é dividido entre a parte diversificada e o itinerário formativo.

É preciso estar atento à língua obrigatória que deve ser ofertada: a língua inglesa. Caso haja outra deve-se dar preferência a língua espanhola.

Outra observação importante é que as disciplinas de sociologia e filosofia não são obrigatórias, mas seu conteúdo deve ser estudado dentro das ciências humanas bem como sua prática.

Mas, o sistema de ensino as mantém como disciplinas, o que ocorre é a mudança na prática. Por isso é importante saber a diferença entre componente curricular e conteúdo curricular.

Já o itinerário formativo, é escolha do sistema de ensino e será organizado a partir do catálogo nacional dos cursos profissionais. Se o curso não estiver catalogado, tem até três anos para ingressar o processo de autorização e até cinco anos para ter validade nacional e estar disponibilizado no catálogo.

O certificado do ensino médio é válido para dar continuidade aos estudos, ou seja, ingressar na educação superior. O certificado é, inclusive, requisito para o ingresso, seja ele obtido no EJA, ensino regular ou médio-técnico.

Bônus

Foi publicada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) para ensino médio, ao final de 2018, que parte de sua carga horária poderá ser ministrada à distância. Se os cursos forem diurnos 20% e se for noturno 30% da carga horária pode ser EAD.

Ah, e você ainda pode assistir a essa aula, com os Pedagógicos e não se esqueça de testar seus conhecimentos com as questões propostas no final.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.

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