Professor efetivo é o nome dado ao profissional que atua como professor da rede pública de ensino da secretaria de educação de seu estado ou município. Este profissional deve ser aprovado em um concurso para poder atuar.
Muitas pessoas têm o sonho de ser professor efetivo, seja pelos salários mais atrativos que os pagos pela rede privada ou pela estabilidade garantida. Afinal, professores efetivos só podem ser exonerados depois de um Processo Administrativo Demissional (PAD), o que só ocorre em casos de falta grave ou gravíssima do profissional.
Além do professor efetivo há também o professor temporário ou de contrato, que como o nome diz, é o profissional que foi aprovado em processo seletivo simplificado (PSS) e atuará na rede de ensino para cobrir férias, abonos, atestados etc.
Os professores temporários, geralmente, possuem contrato com vigência de 2 anos que podem ser prorrogados ou não. Essas informações sempre estarão descritas nos respectivos editais do PSS que vai reger todo o certame.
É importante destacar que não é possível ser aprovado como professor temporário e então se tornar efetivo. Para ser professor efetivo, é preciso ser aprovado em todas as etapas dos certames para professor efetivo.
Prova para professor efetivo SEDF
Considerada uma das provas mais difíceis da carreira educacional, a prova para efetivo do DF é extensa e costuma cobrar não só a literalidade da Lei, mas sua aplicação, o que costuma exigir muito dos candidatos.
Prova disso, é que apenas 2% dos candidatos que fizeram a última prova para professor efetivo foram aprovados. É importante ressaltar que a estabilidade e o salário de pouco mais de R$ 5.000,00 chamam bastante a atenção e torna o certame ainda mais concorrido.
Além de cobrar as principais legislações educacionais, a prova contém redação, direito administrativo, ride, LC 840 – essas duas são específicas sobre história do DF e legislação específica do servidor respectivamente.
Prova para professor temporário SEDF
A prova para professor temporário da SEDF, apesar de ser para contratação temporária, possui um nível de dificuldade alto, para a maioria dos candidatos que chegam despreparados e acreditam que essa é mais uma prova de temporário, e por isso, será mais fácil.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live todos os dias!