Escrito por: professor Diogo Carneiro
Certamente você já conheceu alguém ou até pode ser você a pessoa que quando está diante de uma questão de matemática simplesmente “trava” e não consegue desenvolver o cálculo ou o raciocínio. E isso geralmente vem acompanhado de uma sensação de impotência que te causa desespero e ansiedade. Principalmente se estivermos fazendo aquela prova importante.
Nem sempre esse “branco” é causado por falta de estudo ou esforço. É preciso ir além desses motivos superficiais e analisar o seu histórico enquanto estudante e prático dessa disciplina.
Inicialmente cabe uma análise sobre sua formação: você recebeu um estilo de ensino que te permitiu aplicar os conceitos básicos da matemática em problemas cotidianos? Ou apenas te ensinaram passo-a-passo de fórmulas e contas sem se importar com a aplicação delas em questões que refletem situações reais.
Outra razão comum é o medo. A matemática é repetidamente acusada de ser um assunto difícil e intimidador. Você vai ouvir demais essa fala. Isso acaba te influenciando a crer que é verdade e, antes mesmo de começar a se preparar, você já vai com o freio de mão puxado, cheio de receios e medo de não conseguir aprender. Não deixe essa falácia te prejudicar. Todas as disciplinas exigem de você um certo esforço para que você estude, compreenda e aplique em questões. Com a Matemática não é diferente. Ela é só mais uma do bloco de conteúdo do seu edital.
Alguns de nós também possuem uma percepção equívoca de habilidade limitada. Isto é, acreditamos que não temos potencial. Esse sentimento pode ter sido causado por alguma situação traumatizante na infância (uma crítica severa do professor em meio a turma) ou até mesmo na vida adulta (um negócio financeiro mau feito por erro nos cálculos). Passar por elas é mais comum do que se imagina, mas é preciso superá-las. É preciso entender que o que passou passou e que sua capacidade não se limita a um evento do passado, mas depende do seu esforço do presente.
Por fim, a causa mais comum de todas é falta de prática. A matemática, como muitas habilidades, requer prática constante para aprimorar o entendimento e a habilidade de resolver problemas.
Portanto, identifique a causa que te faz travar e a trate com carinho. Se preciso for, conte a ajuda de um profissional, que nem sempre vai ser o professor de matemática. No caso de uma trauma que ainda te aflige, pode ser importante contar com um psicólogo.
Lembre-se de que na busca do teu cargo público, todo esforço para evoluir é válido e contará pontos para sua aprovação.
Prepare-se com Os Pedagógicos
Estude para os concursos educação com o melhor time de professores do Brasil.
O Pedagógicos Play é a maior e melhor plataforma de aulas para concursos de educação, centralizando tudo o que você precisa para estudar de forma eficiente em um único lugar.
Veja o que você encontra no Pedagógicos Play:
- Módulos organizados por disciplinas
- Cursos específicos das Secretarias dos Estados
- Editais linkados
- Série das bancas
- Simulados variados
- Suporte
- Acesso a todos os cursos dos Pedagógicos
- Acesso completo aos novos cursos de Mapas Mentais