Durante a nossa semana da mulher, falamos sobre empoderamento, mudança em como as professoras são vistas e a importância da pedagogia. Mas o direito a ter conhecimento não foi dado a nós, mulheres. A sabedoria feminina foi conquistada e confrontada nas fogueiras.
A palavra bruxa em sânscrito significa mulher sábia, em latim, a palavra significa”larva de borboleta”. Ou seja, ser considerada uma bruxa significa ter a sabedoria e o poder de se autotransformar, por isso foi atribuído à mulheres que se reiventavam e tinham conhecimento de plantas medicinais e tratamentos alternativos.
Essas mulheres foram caçadas, torturadas e mortas durante a inquisição na Idade Média e assim, uma sabedoria que atravessou o tempo foi silenciada. Essa sociedade extremamente patriarcal e machista não tolerava mulheres autônomas e com conhecimentos superiores aos dos médicos da época.
É fato inegável que a Inquisição teve um papel fundamental no apagamento de determinadas sabedorias historicamente associada ao papel social das mulheres. A Inquisição foi peça chave para o silenciamento e apagamento da história das mulheres.
As bruxas resistiram e conquistaram seu espaço
O renascimento das práticas de cura associadas a um contato mais estreito com a natureza e com o mundo natural faz parte de um grande movimento de recuperação não só dessas práticas, mas de símbolos antigos da dignidade e sabedoria femininas.
A recuperação da figura da “bruxa” não como um ser demonizado e maligno, mas como uma mulher com contato estreito com a natureza e com o próprio corpo evoca um antigo vínculo entre as mulheres, as práticas de cura, a vida comunal e a natureza.
Essa relação parece expressar uma recuperação dos laços com o mundo natural e com o papel fundamental das mulheres na estrutura social e nos saberes.
Além disso, as mulheres conquistaram seu espaço em áreas majoritariamente masculinas como política, medicina, esportes e cargos de liderança. Apesar das grandes conquistas ainda há muito o que conquistar e as “bruxas” continuam resistindo e difundindo sua sabedoria feminina.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live todos os dias!