Escrito por: professora Kássia Braga
Diferente do que se costuma encontrar por aí, a palavra “latente” significa que algo está oculto, não manifesto, encoberto. Facilmente, ouvimos as pessoas atribuindo à tal palavra o sentido de que algo está “escancarado” ou “exposto”, ou seja, aparente para que qualquer pessoa veja. Mas, querido leitor, esse uso está bem equivocado. Por exemplo, quando a pessoa usa a expressão “amor latente”, provavelmente sua intenção era de dizer que tal amor é tórrido e que está claro e exposto para que todo mundo veja, no entanto o sentido empregado é completamente o oposto do que se desejava.
Como solução para o problema, você pode usar a palavra “patente” que significa exatamente o oposto de latente. Esquisitinho, não é?! Mas é isso mesmo. Portanto, em vez de enunciar que almeja por um amor latente (oculto), diga que quer um amor patente (exposto, tórrido), se dessa forma você desejar, é claro. Depois de ler esta breve explicação, não saia por aí usando latente no lugar de patente, viu?!
Ah, quase que me esqueço, patente também significa “cargo, posto” ou “título oficial”. Mas não se preocupe com a vastidão de significados, porque o próprio contexto se encarregará de sinalizar qual o sentido pretendido pelo emissor.
Prepare-se com Os Pedagógicos
Prepare-se para os concursos educação com o melhor time de professores do Brasil.
O Pedagógicos Play é a maior e melhor plataforma de aulas para concursos de educação, centralizando tudo o que você precisa para estudar de forma eficiente em um único lugar.
Veja o que você encontra no Pedagógicos Play:
- Módulos organizados por disciplinas
- Cursos específicos das Secretarias dos Estados
- Editais linkados
- Série das bancas
- Simulados variados
- Suporte
- Acesso a todos os cursos dos Pedagógicos
- Acesso completo aos novos cursos de Mapas Mentais