Tendências pedagógicas são um calo na preparação de muitos estudantes, afinal, mais que conhecer quais são elas, é preciso entender também qual seu papel na história da educação e como elas se aplicam na prática escolar do dia a dia.
Dada a importância do tema, preparamos uma série de artigos para te ajudar a entendê-las de maneira simples e efetiva. Lembre-se de que o assunto é importante para sua prova e para seu cotidiano escolar como professor efetivo ou não.
Para o professor doutor Rodrigo Rodrigues, tendência pedagógica pode ser definida como modelos de educação que estiveram em evidência dentro de um determinado recorte histórico.
O professor ressalta que uma tendência não morre, apenas deixa de estar em evidência ou deixa de existir. Sempre vai haver um ou outro indivíduo que atue em alguma tendência, mesmo que não esteja mais em evidência.
Então é importante ter em mente que são movimentos que estão em constante mudança e se adaptam ao momento histórico em que vivemos.
Outro ponto importante, destacado pelo professor Rodrigo Rodrigues, para a resolução de questões de tendências pedagógicas é que o aluno precisa ter em mente:
- O papel da escola;
- A forma como o conteúdo é trabalhado;
- Método de ensino dentro da tendência;
- Papel do professor na relação professor-aluno;
- Manifestações/autores
Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, aspectos pedagógicos e sociais nas tendências pedagógicas
Para entender como esses momentos se dão é preciso estar atento a dois principais nomes: Libâneo e Saviani.
Libâneo é um importante autor que classifica os acontecimentos da educação formal em dois grandes grupos. Saviani por outro lado, classifica os acontecimentos em três grupos.
Antes de apresentá-las, é preciso que você entenda que cada grupo é resultado de como os autores perceberam o desenvolvimento da educação no Brasil, de maneira formal. Lembre-se de que algumas provas gostam de aplicar peguinhas como por exemplo:
“Pergunta de prova: a educação no Brasil se inicia com os Jesuítas?
Resposta: não!”
Tenha em mente que a educação formal é a educação escolar que se manifesta dentro dos estabelecimentos próprios de ensino e é importante que você tenha isso em mente porque vamos discutir e estudar as tendências que se manifestam dentro da escola.
Se não fosse assim, estudaríamos os modelos de educação brasileira desde os indígenas e como esses povos ensinaram seus descendentes.
Demerval Saviani e Libaneo
Como já mencionamos, Saviani divide os acontecimentos das tendências da educação em três grupos:
- Tendências não-críticas;
- não possuem visão crítica dentro da filosofia da educação. Não atuam pelo desenvolvimento crítico e não defendem nenhuma forma de mudança.
- Subdivide-se em: tradicional, escola nova e tecnicismo.
- Crítico Reprodutivistas;
- apontam a escola como uma instituição que apenas reproduz formas de pensamento. Não possuem práticas pedagógicas.
- Subdivide-se em: Aparelho Ideológico do Estado, escola dualista e Capita Cultural/Violência Simbólica do Estado
- Tendências críticas
- possui caráter de criticidade e defende o que permeia a educação dentro do movimento gerando transformação do pensamento e ação.
- Subdivide-se em: libertária, libertadora e Pedagogia Histórico-Crítica
Já Libâneo, divide em dois grupos, seguindo a lógica utilizada por Saviani:
- Não críticas/liberais
- Divide-se em tradicional, progressivista, não-diretiva e tecnicista. Vinculam-se à sociedade vigente e ao modelo capitalista
- Não são abertas, democráticas e inovadoras
É importante ressaltar que liberal, nesse contexto, possui significado diferente do habitual. Aqui, quer dizer que é um modelo retrogrado, que não apontam para a mudança e que não lutam pela transformação social ou pela ressignificação da sociedade.
Sendo assim o temo liberal tem base no discurso capitalista e na compreensão do neoliberalismo econômico.
- Críticas-progressistas
- Atuam pela mudança e transformação social.
- Subdivide-se em: libertadora, libertária, crítico social dos conteúdos
Tenha em mente que toda educação progressista é uma educação com base marxista e estará ancorada em autores que também se baseiam nele.
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