No artigo anterior, falamos sobre o que são tendências e como elas são divididas, de acordo com o autor mais cobrado em provas, Libâneo. Agora, daremos ênfase à tendência liberal tradicional e suas características.
Recomendamos que leia o artigo anterior, se ainda não tiver lido. Lembre-se de que estamos dando sequência a um assunto bastante denso e que é sempre cobrado em provas, por isso é importante que não fique nenhuma lacuna em seu aprendizado.
Tendência Liberal Tradicional: características gerais
É a primeira e a maior concepção de aprendizagem em termo de história. Surge no Brasil com os jesuítas ainda no processo de colonização em 1549 e fica em evidência até meados do início do século XX.
Para você obter êxito em sua prova, há alguns papeis e conceitos que precisam estar bem definidos em sua mente.
Por exemplo, nessa concepção, o papel da escola se baseava na preparação moral e intelectual do educando a fim de que ele seja capaz de assumir seu lugar na sociedade. Este conceito é cobrado em provas como formação clássico humanística.
Os conteúdos, por sua vez, eram vistos como verdades absolutas, ou seja, valores acumulados ao longo da história que são repassados de forma unilateral, isto é, o método de ensino é expositivo.
Dessa forma, o educando não interferia no processo e o professor apenas depositava seu conteúdo na cabeça do educando, daí surgiu o nome, dentro da obra de Paulo Freire, educação bancária. Ou seja, a aprendizagem, nessa concepção, é um modelo de transmissão com assimilação passiva sendo mecânica e repetitiva.
A relação aluno-professor é outro aspecto que possui características peculiares nessa concepção, pois é verticalizada, sendo o professor o individuo ativo e o aluno o indivíduo passivo que não interfere no processo, como mencionamos anteriormente.
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