Escrito por: professor Guilherme Augusto
Tecnologia e a sociedade sempre estiveram lado a lado no processo evolutivo. Atualmente, as tecnologias foram reinventadas, tomando patamares extremamente altíssimos em nível de desenvolvimento. Com seus inúmeros computadores de última geração, robôs e microchips tornaram a vida muito mais prática, porém, tornaram o homem ainda mais dependente de seus inventos.
Na sociedade contemporânea, os avanços científicos e tecnológicos têm demandado mudanças no modelo educacional. Os estudantes continuamente têm demonstrado estar mais conectados às inovações e às ferramentas tecnológicas (internet, computador, celular, entre outros) e necessitam se inserirem criticamente em uma sociedade marcada pela interação nos meios digitais.
A escola, parte integrante da sociedade, deve acompanhar essas mudanças e ser capaz de proporcionar diversas possibilidades de aprendizagem com os recursos tecnológicos.
TICs no Processo de Ensino Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs são usados nos mais variados espaços da sociedade. Na educação não é diferente! A inserção das TICs no cotidiano escolar anima o desenvolvimento do pensamento crítico-criativo e a aprendizagem cooperativa, uma vez que torna possível a realização de atividades interativas.
As tecnologias proporcionam que os alunos construam seus saberes a partir da comunicabilidade e interações com um mundo de pluralidades, no qual não há limitações geográficas, culturais e a troca de conhecimentos e experiências é constante.
É preciso compreender que a ferramenta tecnológica não é ponto principal no processo de ensino e aprendizagem, mas um dispositivo que proporcionaliza a mediação entre educador, educando e saberes escolares.
Potenciais das TICS na Educação
- Democratização do ensino
- Flexibilidade da aprendizagem
- Desenvolvimento de alunos autônomos
- Desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e aprendizagem cooperativa
- Melhoria das práticas pedagógicas
- Expansão de horizontes de aprendizagem
Diversos são as potencialidades da mediação pedagógica com as TICs no âmbito escolar, apesar disso vale frisar novamente que a utilização dessas tecnologias não é garantia de qualidade no ensino, nem de garantia de aprendizagem.
Para que esses benefícios se concretizem na prática pedagógica e influenciem o processo de ensino-aprendizagem, é necessária uma intencionalidade pedagógica na mediação com tais recursos, um bom planejamento por parte do professor, recursos tecnológicos a serviço da comunidade escolar, metodologias que favoreçam a aprendizagem e a motivação e interesse dos estudantes em construir os conhecimentos por intermédio das TICs.
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