A BNCC estabelece 5 Campos de Experiência para a educação infantil, os quais representam uma nova abordagem dos objetivos de aprendizagem. Essas propostas curriculares têm como objetivo orientar as escolas, priorizando o desenvolvimento das competências individuais dos alunos, em vez de simplesmente transmitir conteúdos.
Isso implica em convidar os educadores a adotarem uma nova perspectiva sobre a Educação e seu significado.
Mas o que exatamente significa esse Campo de Experiência? De acordo com a BNCC, é fundamental proporcionar oportunidades para que as crianças tenham contato com diferentes grupos sociais e culturais. Através dessas experiências, elas podem ampliar sua percepção de si mesmas e dos outros, valorizando não apenas sua própria identidade, mas também as diferenças existentes.
Trata-se da construção da identidade do aluno, do desenvolvimento de relações interpessoais, do respeito próprio e coletivo, reconhecendo que somos seres humanos e sociais.
Visto que vivemos em sociedade, é essencial aprender a respeitar o outro e a compreender que existem diferentes formas de ser. Isso reflete o entendimento de que a vida é construída a partir de relacionamentos e interações, o que deve ser trabalhado e estimulado em sala de aula desde a mais tenra idade. Dessa forma, os alunos terão uma base interna sólida, pautada pelo respeito aos direitos humanos e às diferenças.
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Esse processo envolve reconhecer que pertencemos a grupos sociais e que devemos conviver harmoniosamente na sociedade, respeitando as diferenças e interagindo em grupo.
Esses conceitos podem ser trabalhados de várias maneiras, não se limitando a uma disciplina específica, mas sim através de abordagens lúdicas e da interação entre os alunos e os objetos de aprendizagem.
Questão de Prova:
Na educação infantil, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em cada campo de experiências são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados por faixa etária. É correto afirmar que, de acordo com a BNCC, um dos campos de experiência da educação infantil é denominado:
a. conhecer, expressar e explorar.
b. brincar, conviver e participar.
c. traços, sons, cores e formas.
Você sabe a resposta?
A convivência com manifestações artísticas, culturais e científicas na instituição escolar proporciona às crianças experiências diversificadas de expressão e linguagens, como artes visuais, música, teatro, dança e audiovisual. Elas têm a oportunidade de criar suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria coletiva e individual através de diferentes meios. Essas experiências contribuem para o desenvolvimento do senso estético e crítico, do conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade. Na Educação Infantil, é importante promover a participação das crianças na produção, manifestação e apreciação artística, para estimular a sensibilidade, criatividade e expressão pessoal, permitindo que elas se apropriem da cultura e potencializem suas singularidades ao ampliar seus repertórios e interpretar suas experiências artísticas.
Dessa maneira, a resposta certa é a letra ‘C’: traços, sons, cores e formas!
O desenvolvimento dos Campos de Experiência da BNCC é uma tarefa diária que deve ser realizada de forma lúdica, visando formar alunos que compreendam que somos seres sociais e que vivemos em uma sociedade na qual o respeito às diferenças é fundamental.