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Avaliação Educacional #02

Níveis da Avaliação

Você sabe ou já pensou em quais são os níveis da avaliação? Esse é um tema muito importante e a segunda aula do minicurso Avaliação Educacional vai tratar dos níveis da avaliação.

Na aula anterior, falamos sobre as concepções e as características que definem a avaliação e seus tipos. Se você não leu o artigo: O que é Avaliação Educacional? Então não perca tempo e corre lá.

Nível, neste contexto, tem o mesmo sentido de abrangência; uma avaliação que tem uma amplitude maior. Há três níveis de avaliação, são eles:

Avaliação da aprendizagem

Este é o nível mais corriqueiro, pois acontece na sala de aula. Na maioria das vezes o professor tem a intenção de avaliar a aprendizagem do estudante.

É um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionado à gestão da aprendizagem dos alunos. Ou seja, o professor ministrou a aula e precisa saber se o conhecimento foi construído pelo aluno ou não.

Neste nível, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.

Assim, não se deve supervalorizar a avaliação somativa, mas sim a formativa.

Avaliação institucional

É a avaliação que acontece na instituição, ou seja, a escola. Tem a função de construir, reconstruir e aperfeiçoar o Projeto Político Pedagógico (PPP), promovendo melhorias na qualidade, atendendo quatro objetivos diretos e básicos:

  • Alimentar o interesse pela auto avaliação de todos os envolvidos e interessados no processo (professores, funcionários, alunos, egressos, familiares, comunidade, etc.);
  • Conhecer melhor as tarefas pedagógicas e administrativas para direcioná-las a função educacional;
  • Promover a sistematização das ações educacionais, propondo mudanças;
  • Divulgar os resultados para prestar contas à sociedade.

É importante destacar que essa avaliação deve ser contínua a fim de verificar o que foi planejado e o que é executado dentro da escola, provendo um feedback e uma retroalimentação do que foi proposto para acontecer dentro do espaço.

Esse nível de avaliação teve início nas universidades públicas com a necessidade da prestação de contas ao que era ofertado aos estudantes, mas atualmente é materializada e mais utilizada na educação básica. Além disso, está diretamente ligada a gestão democrática.

Avaliação de larga escala

Ocorre em um sistema e pode ser conhecida também como avaliação de rede/externa. Geralmente é feita em larga escala e têm objetivos e procedimentos diferenciados das avaliações realizadas pelos professores nas salas de aula.

Entre os objetivos deste nível de avaliação, pode-se destacar a certificação, o credenciamento, o diagnóstico e a rendição de contas, ou seja, o sistema como um todo. Além da aprendizagem do estudante, avalia-se a formação dos professores, a estrutura escolar, e socioeconômica.

Então fique atento, pois o principal objetivo deste nível de avaliação é entender o ensino ofertado. Essas avaliações são, em geral, organizadas a partir de um sistema de avaliação cognitiva dos alunos e são aplicadas de forma padronizada para um grande número de pessoas, entre os quais estão alunos professores, diretores e coordenadores, por exemplo.

Esse nível de avaliação é tão importante que pode inclusive ajudar a criar novas políticas públicas. Por exemplo, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), trouxe a informação de que nossos estudantes não estavam sendo alfabetizados até os oito anos. A partir deste dado, estratégias foram definidas e políticas públicas criadas para que as crianças pudessem ser alfabetizadas até os oito anos. Uma delas, inclusive, foi antecipar a alfabetização para a educação infantil.

Dessa forma, é preciso estar atento às diferenças e atribuições dos níveis, pois é comum fazer confusão na hora da prova. Para facilitar seu aprendizado, fique atento também a esse esquema:

  Objetivo Onde Quem faz OBS:
Larga Escala ·         Políticas Públicas

·         Ensino Ofertado.

Rede de ensino Poder Público ENEM;

ANA;

SAEB;

ENCEJA

Institucional ·         PPP Escola Comunidade escolar ·        Inicio e Fim no PPP
Aprendizagem ·         Acompanhamento do Processo de Ensino Aprendizagem Sala de Aula Professor

 

·         Formal

Professor -> Aluno

·         Informal

Professor <-> Aluno

Gostou? Você pode assistir a essa aula e testar seus conhecimentos com as questões ao final do vídeo.

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