Quer saber como passar em concursos da banca FCC? Essa é uma parte fundamental para quem quer ser aprovado em concursos: conhecer as características da banca organizadora.
A FCC, Fundação Carlos Chagas, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, e foi fundada em 1964. Ela possui ainda utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal.
A banca era conhecida por cobrar a letra seca da lei nas perguntas – tanto que alguns se referiam a ela como “FCC = Fundação Ctrl+C e Ctrl+V”.
Entretanto, é preciso estar atento, pois as últimas provas dessa banca têm apresentado questões que exigem maior raciocínio, aprofundado conhecimento da matéria e interpretação dos itens pré-estipulados no edital.
Características da Banca
As provas elaboradas pela banca FCC costumam cobrar quase todo o conteúdo citado no edital. As provas costumam ser elaboradas por nível de escolaridade ou cargo e costumam repetir o mesmo tipo de questão em uma ou mais provas.
De forma geral, as questões elaboradas pela banca são similares às demais bancas (exceto a banca Cespe): de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas um item certo/errado, de acordo com o enunciado.
Tenha em mente que a banca oferece provas mais simples para nível médio, razoáveis para concursos de nível superior, como a área de Tribunais, e mais densas quando se trata da área de fiscal, por exemplo.
Recentemente, a banca FCC passou a cobrar as questões de uma forma “mais inteligente” exigindo raciocínio e interpretação para a resolução das questões, como mencionamos, por isso a tática de memorizar a letra seca da lei não é mais tão eficiente.
Tenha em mente que, para ter bons resultados nas provas mais recentes, é necessário entender a lei no contexto e saber aplicá-la em casos práticos, o que aumenta o tempo de compreensão e resolução das questões e consequentemente de realização da prova.
Por conta da das mudanças, mesmo candidatos bem preparados não conseguem conseguir fazer todas as questões devido ao tempo de prova e isso acarretou a diminuição da nota de corte para ser aprovado nos certames realizados pela banca.
Por exemplo, se o candidato precisava acertar 95% das questões da prova para ser aprovado, hoje há provas em que o candidato consegue ser aprovado com 60% ou 70% de acertos.
Você à frente da banca FCC
Resolver questões das provas anteriores é uma das melhores maneiras para se preparar para as provas dessa banca. Em algumas provas foi exigido do candidato a resolução de 100 questões em 4 horas, o que é inviável.
Então quanto mais você estiver familiarizado com o conteúdo e habituado com a resolução de questões, maior a probabilidade de resolver mais questões que um candidato despreparado.
Por isso, consulte o edital e fique atento ao tempo disponível para a resolução das questões. Em alguns certames, a FCC costuma diminuir o tempo para realização da prova de Conhecimentos Gerais.
Escolher matérias para deixar em branco também pode ser uma boa estratégia, principalmente para as questões que exigem mais tempo, pois possuem enunciados longos e muitas vezes é preciso ter uma compreensão aprofundada para resolver a questão, por exemplo.
Então, tente resolver as questões mais fáceis primeiro. É importante ressaltar que as provas da banca são formuladas para cansar o candidato e que, geralmente, as questões mais difíceis estão no início da prova e início de cada disciplina.
Você pode, inclusive, resolver a prova de trás para frente e obter bons resultados.
E para que você tenha uma noção das questões cobradas pela banca, separamos uma questão comentada disponível em nosso Clube para você. Confira:
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.