Filósofo bastante conhecido e principal discípulo de Platão, Aristóteles viveu na cidade de Estagira de 384 a 322a.C. É considerado o discípulo que mais influenciou a civilização ocidental.
É importante ter em mente que, apesar de discípulo de Platão, Aristóteles o contrapõe em vários aspectos, como por exemplo, o modo de pensar e produzir conhecimento e a inexistência de um mundo superior, onde residiriam as ideias, principal tese de Platão.
Por esse motivo, é considerado o fundador da ciência e da lógica e influência, principalmente o mundo ocidental, até os dias de hoje.
Aristóteles: lógica e educação
Para o filósofo, a educação é um caminho para a vida pública a fim de se obter a virtude, que precisa se configurar como um hábito do indivíduo adquirido na escola. A virtude é uma prática e condição indispensável para chegar à felicidade. As virtudes se dividem em intelectuais e morais.
De acordo como filósofo, determinar uma verdade comum a todos os componentes de um grupo de coisas é a condição para conceber um sistema teórico.
O poder legislador é também uma característica forte para a imposição das regras sociais e para o convívio numa cidade-estado, defendida pelo filosofo.
Ao contrário do discurso de Platão, o mundo que percebemos é suficiente, e nele a perfeição está ao alcance de todos os homens.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.