No artigo anterior, falamos sobre a multidisciplinaridade e suas peculiaridades. Agora, vamos abordar a pluridisciplinaridade e elencar suas principais características.
Lembre-se de que é importante saber distinguir cada uma das abordagens para não se confundir na hora da prova.
Pluridisciplinaridade: características gerais
Para que você não se sinta perdido, vamos recapitular alguns conceitos. Disciplinar é sinônimo de uma disciplina, nasce numa perspectiva isolada em que não há o reconhecimento das demais. Na “Multi” há o reconhecimento das demais disciplinas, ainda que não exista interação entre elas.
A principal característica da abordagem pluridisciplinar é a escolha de uma temática para o trabalho em que se procura garantir uma relação mínima ou coordenada, entre as áreas de conhecimento.
Ou seja, é um sistema de um só nível e de objetivos múltiplos onde há cooperação, mas não há coordenação entre as das ações. Aqui, há o diálogo entre as disciplinas, apesar de existir tempos diferentes e muitas vezes reordenados.
Preste atenção, esta é a abordagem mais passiva de ser confundida com as demais, pois se assemelha, em parte, a multidisciplinar e, em parte, a interdisciplinar.
Nesse sentido, é possível que as disciplinas trabalhem juntas determinados assuntos que estão correlacionados para garantir uma aprendizagem eficaz e didática.
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