Vamos encerrar nossa série de artigos sobre as abordagens falando um pouco sobre a transdisciplinaridade e em quais aspectos essa abordagem se diferencia das demais.
Ratificamos que é muito importante que você saiba as características de cada uma delas para não ser confundido ou pego de surpresa na hora da prova.
Transdisciplinaridade: características gerais
Uma definição fácil de ser lembrada sobre esta abordagem é: sem limites. Trans, nesse contexto, significa ultrapassar, ir além e sem fronteiras.
Nessa abordagem, há uma outra perspectiva ligada ao conhecimento, pois aqui há cooperação e coordenação entre as disciplinas com o objetivo transcendê-las, ou seja, não existirão barreiras, entre as disciplinas, a fim de que qualquer temática possa ser trabalha.
Nesse sentido, o professor deve ser formado em todas as áreas do conhecimento e não haverá “disciplinas”. Esse seria o professor de saberes e não de uma área específica.
Isto é, na transdisciplinaridade permeia-se a multidimensionalidade da realidade. Você precisa entender que este é um passo muito grande para nossa realidade, mas na teoria, Piaget já tratava o assunto enquanto abordava as fases do desenvolvimento.
Para que você não confunda mais as abordagens, fique atento ao prefixo da palavra. Sim, sempre haverá o radical “disciplinar”, mas o prefixo determinará a abordagem mencionada: pluri, inter, trans ou multi.
Se você conseguir entender o significado geral, basta somar ao prefixo e assim a palavra ganhará sentido e você conseguirá resolver as questões na prova com mais facilidade.
É importante ter em mente também que, em inúmeros países a ideia de interdisciplinaridade ganhava conceitos diversos, desde que as abordagens começaram a ser discutidas em meados dos anos 70.
Por isso, cuidado.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.