Na aula anterior, falamos sobre métodos sintéticos. Agora, daremos ênfase aos métodos analíticos de alfabetização e letramento. Caso não tenha visto as aulas anteriores, clique aqui.
Os métodos predominantemente analíticos são aqueles que levam o aluno a analisar o todo (palavra) para chegar às partes que o compõem.
Lembre-se de que, no método sintético partimos da menor unidade para a maior e no método analítico, partimos da maior unidade para a menor unidade. Ter isso em mente irá facilitar seu aprendizado e memorização.
Os métodos analíticos são divididos em
- Palavração – O aluno aprende algumas palavras associadas às imagens visuais. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras. Isto é, tem foco na palavra com um significado para o alfabetizando;
- Sentenciação – O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras para depois analisar as sílabas e, assim, formar outras palavras. Isto é, foco nas frases que podem ser construídas coletivamente, mas dentro do contexto do aluno;
- Contos ou histórias – É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar às palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras. Isto é, são histórias, contos e até historetas que fazem parte do convívio e vivência das crianças.
Atualmente, tanto o método sintético quanto o analítico são utilizados para uma alfabetização e letramento mais eficaz. Afinal, todos os documentos normativos em vigor, tratam o processo de alfabetização e letramento em conjunto.
Sendo assim, é importante frisar que os métodos aplicados em sala devem atender as especificidades e necessidades da comunidade escolar. Porém, os conceitos devem ser aprendidos, pois são cobrados nas principais provas do país.
Para entender como cada método tem sua importância, a professora Núbia Cardoso indica o livro O menino que aprendeu a ver da escritora Ruth Rocha. Nesse livro, a autora apresenta os processos de alfabetização pelo método sintético e o quanto é importante estar dentro do contexto de mundo do alfabetizando, como por exemplo, ler a placa de um ônibus, de sinalização do trânsito, um bilhete da mãe ou da professora.
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