Jean-Ovide Decroly é um filósofo belga, nascido em 1871; ele faleceu em 1932. Sua atenção voltou-se desde o início para as crianças deficientes mentais.
Formou-se em medicina e estudou neurologia na Bélgica e na Alemanha. Esse interesse o levou a fazer a transição da medicina para a educação.
Jean-Ovide Decroly e a universalização do ensino
Por ter sido, na infância, um estudante indisciplinado, que não se adaptava ao autoritarismo da sala de aula, Decroly dedicou-se a experimentar uma escola centrada no aluno e não no professor.
Em 1907, fundou a École de l’Ermitage, em Bruxelas, para crianças consideradas “normais”. Sua trajetória profissional assemelha-se a Maria Montessori.
Decroly também defendia a universalização do ensino, como John Dewey e acreditava que o meio ambiente e o corpo estavam diretamente ligados ao desenvolvimento da mente.
Decroly era influenciado pelas ideias evolucionistas de Darwin. Uma de suas teorias está associada ao desenvolvimento infantil de forma natural a partir de suas vontades, desejos e interesses. Suas ideias foram base para o pensamento de Freinet.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.