Maria Tecla Artemisia Montessori, nasceu na Italia em 1870 e morreu em 1952. Graduada em pedagogia, antropologia e psicologia, iniciou sua carreira na primeira Casa dei Bambini (Casa das Crianças em tradução livre), localizada no centro de Roma.
Desde pequena se interessou pelas ciências e estudou medicina na Universidade de Roma.
Maria Tecla Artemisia Montessori
Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças com dificuldades de aprendizagem, o que mudaria sua vida e a história da Educação.
O principal legado de Maria Montessori foi afirmar que as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam o aprendizado e encontrem um lugar no mundo.
A autora acreditava que, a autoeducação estimulava a individualidade, atividade e liberdade dos alunos com dificuldade de aprendizagem, que antes eram chamados de “alunos com retardo mental”.
Sua teoria dá ênfase ao desenvolvimento natural da criança, com ampla importância a liberdade, a motricidade e ao estímulo para garantia do desenvolvimento das crianças
Poucos nomes da história da educação são tão difundidos fora dos círculos de especialistas como Montessori.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.