Karl Marx nasceu em Tréveris, no dia 5 de maio de 1818 e faleceu em Londres no dia 14 de março de 1883. Foi um importante filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista de sua época até os dias atuais.
Influenciado pela filosofia alemã (Kant, Hegel, Feuerbach e Hess), criou a tese de socialismo utópico e economia política baseados na teoria do materialismo histórico dialético.
Essa teoria acredita que tudo se encontra em constante processo de mudança. O motor da mudança são os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade.
Para Karl Marx, o conflito que explica a história é a luta de classes. Segundo o filósofo, as sociedades se estruturam de modo a promover os interesses da classe economicamente dominante. No capitalismo, a classe dominante é a burguesia, e aquela que vende sua força de trabalho e recebe apenas parte do valor que produz é o proletariado.
Ele então, realiza uma investigação profunda sobre o modo de produção capitalista e as condições de superá-lo, rumo a uma sociedade sem classes e na qual a propriedade privada seja extinta.
Karl Marx e a teoria do materialismo dialético
Segundo Marx, o conflito de classes já havia sido responsável pelo surgimento do capitalismo, cujas raízes estariam nas contradições internas do feudalismo medieval. Em ambos os regimes (feudalismo e capitalismo), as forças econômicas tiveram papel central.
Para ele, as estruturas sociais e a própria organização do Estado estão diretamente ligadas ao funcionamento do capitalismo. Por isso, a ideia de revolução deve implicar mudanças radicais e globais, que rompam com todos os instrumentos de dominação da burguesia.
Um dos objetivos da revolução prevista por Marx é recuperar em todos os homens o pleno desenvolvimento intelectual, físico e técnico. É nesse sentido que a Educação ganha ênfase no pensamento marxista.
A superação da alienação e da expropriação intelectual já está sendo feita, segundo Marx. Nesse sentido, o marxismo prevê que o proletariado se libertará dos vínculos com as forças opressoras e, assim, dará origem a uma nova sociedade.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.