A fim de democratizar o ensino e para que todos tenham acesso a um conteúdo de qualidade e gratuito, decidimos produzir uma série de artigos sobre os principais autores da educação e que caem em prova.
Toda semana, vamos falar de um autor específico, então fique atento para não perder nenhum deles, afinal, sabemos que muitos candidatos têm dificuldades para estudar cada um dos autores individualmente.
O primeiro será Jean Piaget, confira.
Piaget
Jean William Fritz Piaget é um importante autor da educação. Formado em biologia e pedagogia, nasceu em Neuchâtel, em 9 de agosto de 1896 e faleceu em Genebra, no dia 16 de setembro de 1980.
Tendo influências de J.J. Rousseau; René Descartes e John Dewey, desenvolveu a teoria da epistemologia genética ou interacionismo de base genética, como alguns conhecem.
Essa teoria tem como base a ideia de que o ser humano possui etapas na construção da inteligência e é através da interação, com o meio em que vive, que vai construindo a aprendizagem, dando origem à teoria da construção do conhecimento, conhecida como Epistemologia Genética, como já mencionamos.
Assim, a interação com o meio é muito importante, pois o conhecimento é construído pela interação da criança com o meio, uma vez que existe a necessidade de se adaptar ao meio e cada nova estrutura é decorrente de estruturas anteriormente já constituídas na mente dos indivíduos.
O que significa que a aprendizagem depende e está diretamente condicionada ao do desenvolvimento do indivíduo, pois o processo de construção de novos conhecimentos se dá a partir dos conhecimentos anteriores, biologicamente explicados, que são analisados em um processo de equilibração sucessiva.
O processo de conhecer promove um desequilíbrio com aquilo que já possuímos/sabemos, e já está estabelecido entre sujeito e objeto, desencadeando primeiramente um processo de assimilação e posteriormente acomodação, ou seja, as modificações sofridas pelo sujeito em função da assimilação desencadeada.
Resultando em um equilíbrio, ou conhecimento novamente, sendo esse processo vivenciado por toda a vida da pessoa.
Para Piaget, a sequência na construção da inteligência é representada por processos graduais do conhecimento, sendo que, necessariamente, a criança deverá passar por uma fase para depois atingir a outra e assim sucessivamente, dentro desta sequência:
Sensório-motor
Faixa-etária: 0 – 2 anos;
A partir de reflexos neurológicos (chorar, sugar o peito da mãe, etc) o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilação mental do meio transição entre o orgânico e o intelectual.
Pré-operatório
Faixa-etária: 2 – 7anos;
Nesse momento que conseguimos dominar a linguagem oral e a representação, temos como destaque a função simbólica, a imitação (mesmo sem a presença do que imita), jogo simbólico (faz de conta), linguagem (monossilábica até a linguagem total).
Operatório
Faixa-etária: 7 – 11 anos
Nessa fase o pensamento lógico objetivo é reversível, ou seja, admite a possibilidade do inverso, é nesse momento que a criança consegue fazer essa ligação, do contrário.
Operatório formal
Faixa-etária: engloba dos 12 anos em diante
Já se observa o raciocínio hipotético dedutivo, ou seja, a formulação de hipóteses, a partir dos 12 anos a criança começa a pensar logicamente, a personalidade é consolidada.
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