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Autores da Educação – Vigotski

Lev Semionovitch Vigotski, isso mesmo, a escrita correta do nome deste autor, segundo o Dr. Rodrigo Rodrigues é com “I”. Nasceu em Orsha, em 17 de novembro de 1896 e faleceu em Moscou, no dia 11 de junho de 1934.

Advogado, Médico e Psicólogo foi influenciado por Karl Marx e Baruch Spinoza. Sua teoria mais conhecida é a denominada Psicologia Histórico Cultural, que veremos a seguir.

É importante ter em mente que este autor, assim como Piaget, possui um discurso que pode ser enquadrado na base epistemológica da psicologia do interacionismo.

Nesse sentido, é importante lembrar que o interacionismo é baseado na ideia de que o mecanismo orgânico do individuo está em processo de interação com os mecanismos de ordem social que permeiam a existência humana.

Ou seja, somos o resultado da soma de nossas interações com o meio social em que vivemos.

Vigostki e a Psicologia Histórico Cultural

De acordo com Vigotski, o psiquismo é unidade material/ideal que se desenvolve socialmente, à base da qual se forma a imagem subjetiva da realidade objetiva – o reflexo consciente da realidade, por ação de um sistema interfuncional, que mencionamos anteriormente.

O psiquismo condensa os mecanismos e processos orgânicos, próprios ao sistema nervoso central, e os conteúdos ideativos, isto é, a representação consciente do real.

Ou seja: o que não é garantido pela natureza tem que ser produzido historicamente pelos homens, e aí se incluem os próprios homens.

Podemos dizer então, que a natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida sobre a base da natureza “biofísica”.

O que institui o psiquismo humano são as funções psíquicas e elas, por sua vez, transformam-se, requalificam-se, num processo de superação do legado da natureza em face da apropriação da cultura e da linguagem.

As funções podem ser divididas em:

Funções elementares: compreendem os dispositivos naturais, biológicos, que sustentam um tipo de relação do ser com a natureza baseado no padrão estímulo – resposta, de onde se deriva o caráter imediato e reflexo da resposta elementar.

Funções superiores: compreendem, os atributos e propriedades do psiquismo cuja origem radica na vida social, na produção e apropriação da cultura.

As funções superiores englobam ainda os processos que, suplantando a fusão estímulo/resposta, possibilitam a existência de comportamentos voluntários, não reflexos, dirigidos pelos aspectos culturais que os estímulos comportam e não por suas manifestações sensoriais aparentes e imediatas. Por isso, são próprias apenas aos seres humanos.

Ainda são conceitos de Vigotski, a zona de desenvolvimento proximal, definido como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que é a capacidade de resolver um problema sozinho e o Nível de desenvolvimento potencial determinado da capacidade de resolução de um problema com apoio de um adulto (pedagógico).

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