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Autores da Pedagogia – Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron

Pierre Félix Bourdieu e Jean Claude Passeron são importantes sociólogos franceses que desenvolveram as teorias da Violência Simbólica e da Capital Cultural.

Construíram uma investigação sociológica do conhecimento que detectou, na circulação dos bens culturais e simbólicos, um jogo de dominação e reprodução de valores.

O capital social, por exemplo, corresponde à rede de relações interpessoais que cada um constrói, com os benefícios ou malefícios que ela pode gerar na competição entre os grupos humanos.

Para se referir ao controle de um estrato social sobre outro, trouxeram o conceito de violência simbólica, legitimadora da dominação e posta em prática por meio de estilos de vida

Isso explicaria por que é tão difícil alterar certos padrões sociais: o poder exercido em campos como a linguagem é mais eficiente e sutil do que o uso da força propriamente dita.

Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron: papel da educação e da escola nas teorias da violência simbólica e capital cultural

Para Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra.

É nela que o legado econômico da família se transforma em capital cultural. E este, segundo o sociólogo, está relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula.

Os estudantes tendem a ser julgados pela quantidade e pela qualidade do conhecimento que já trazem de casa, assim como por várias heranças, como a postura corporal e a habilidade de falar em público.

Só os alunos oriundos das camadas superiores da sociedade têm como responder às expectativas do sistema de ensino.

Os indivíduos, por sua vez, se posicionam nos campos de acordo com o capital acumulado que pode ser social, cultural, econômico e simbólico.

Na Educação se acumula sobretudo o capital cultural, que pode se apresentar de três formas, todas muito influentes nas trocas simbólicas: em estado incorporado (informações e valores apreendidos), objetivado (sob a forma de bens como livros, quadros, máquinas etc.) e institucionalizado (certificados e diplomas).

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