Neste artigo, vamos continuar falando das bases psicológicas, mas daremos ênfase à teoria de Vygotsky, importante pensador do movimento interacionista.
Como já mencionamos, para Vygotsky, o desenvolvimento é impulsionado pela linguagem. Ele não questiona a estrutura dos estágios, descrita por Piaget, entretanto, os dois autores divergem na concepção da dinâmica evolutiva.
Vygotsky e os níveis e conhecimento
Para Vygotsky, o indivíduo pode ser categorizado em dois níveis de conhecimento:
• Conhecimento real: ou seja, o que ele já sabe e consegue fazer sozinho;
• Conhecimento potencial: é quando o indivíduo precisa de acompanhamento para desenvolver e até onde consegue chegar.
É importante ter em mente que, entre os dois níveis existe uma lacuna que faz a ligação entre os dois níveis, chamada de zona de desenvolvimento proximal ou iminente (ZDP).
Preste atenção, é nessa caracterização que você irá entender que “o único ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento”. Considere o seguinte exemplo:
APRENDO logo me DESENVOLVO
Nesse sentido, o ensino e a aprendizagem logo estão antecipados ao desenvolvimento do indivíduo. Dessa forma, o professor atua como Mediador ou Adulto Pedagógico e é insubstituível.
É na mediação que a linguagem é utilizada para a construção das novas aprendizagens e funções psicológicas superiores.
Assim, Vygotsky descreve a psicologia histórico cultural.
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