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Bases Psicológicas da Educação#01 Introdução

Vamos falar um pouco sobre as bases psicológicas da educação, assunto que é cobrado em diversos certames e é motivo de dúvidas de diversos alunos. As concepções da aprendizagem, teorias da epistemologia genética de Piaget e sociointeracionista de Vygotsky são os tópicos que veremos agora.

Bases Psicológicas: Teorias da aprendizagem

Há três correntes que iremos abordar nesse primeiro artigo. É importante ter em mente suas peculiaridades para não ser confundido na hora da prova.

  • Inatismo: o principal pensador desta teoria foi Platão; ela defende que o indivíduo nasce com tudo o que precisa, ou seja, completo em todos os sentidos. Sendo assim, quando precisa resgatar algo que está dentro de si, ocorre o chamado “parto de luz” ou maiêutica/insights. Ou seja, o indivíduo é totalmente biológico, pois tudo já nasce dentro de si mesmo;
  • Empirismo: é uma contraposição ao modelo inatista. Aristóteles, seu principal pensador, critica a ideia de que as pessoas nascem totalmente prontas e defende que o indivíduo nasce sem nenhum conhecimento e o adquire a partir da experiência com o meio externo. Ou seja, indivíduo é totalmente social;
  • Interacionismo: parte da ideia de interação entre fatores biológicos e sociais. Essa teoria, possui dois grandes representantes:
    • Piaget: estará mais voltado às questões biológicas, pois era biólogo de formação. Ou seja, aborda a epistemologia genética;
    • Vygotsky: por ser psicólogo, estará ligado ao sócio interacionismo.

É importante ressaltar que as duas primeiras teorias são consideradas reducionistas, pois só observam um lado da aprendizagem. Outro ponto relevante a ser destacado é o de que por muito tempo Piaget foi mais cobrado em provas e nos pressupostos teóricos das redes de ensino que Vygotsky.

Entretanto, nos dias atuais, temos uma visão maior do Vygotsky. A SEDF, por exemplo, adota como um de seus pressupostos teóricos a psicologia histórico-cultural do autor, bem como a ideia de que um indivíduo se forma a partir de suas relações com o meio e ao aprender garante seu desenvolvimento.

A teoria de Vygotsky afirma ainda que é possível conseguir o desenvolvimento, através do materialismo histórico em conjunto com uma concepção dialética, ou seja, agrega também as teorias de Saviane, que afirma que a partir da linguagem e do conhecimento constituído historicamente é possível desenvolver a sociedade.

Isso é possível já que os seres humanos são os únicos que possuem a capacidade do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, pois o uso da linguagem possibilita a transmissão de uma geração a outra, de informações que foram construídas historicamente.

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