O interacionismo é definido como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. Ou seja, é preciso entender que há um desenvolvimento próprio de si mesmo (biológico) e também através do meio (social).
Interacionismo construtivista: Piaget e Vigotysky
É importante ter em mente que a epistemologia genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget e consiste numa combinação das teorias então existentes. Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no homem.
Já para Vygotsky, o desenvolvimento é impulsionado pela linguagem. Ele acredita que a estrutura dos estádios descrita por Piaget seja correta, porém diferem na concepção de sua dinâmica evolutiva.
Veja só, mesmo sem se conhecer, Piaget e Vygotsky descrevem teorias interacionistas construtivistas que em muito se assemelham. Mas há um ponto de divergência:
- Piaget acredita que é preciso se maturar biologicamente para conseguir aprender. Por isso ele descreve fases do desenvolvimento na epistemologia genética: Sensório motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais (veremos cada uma mais a frente);
- Vygotsky afirma que é possível aprender e depois desenvolver. Ele discorda da necessidade de maturação biológica antecipada para entender o meio ambiente e acredita ser mais importante o meio onde o indivíduo está inserido que a maturação biológica.
Tenha em mente as divergências de cada um, pois são bastante cobradas em provas e você precisará estar seguro sobre cada uma delas. Nos próximos artigos, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre os autores.
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